Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4258
Title: Espiritualidade e educação escolar.
Other Titles: Spirituality and school education.
???metadata.dc.creator???: SOUSA, Lucelita Duarte de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOUSA, Francisco das Chagas de Loiola.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIMA, Maria Janete de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: PIRES, Aparecida Carneiro.
Keywords: Ensino religioso;Educação espiritual - ensino fundamental;Educação espiritual - ensino médio;Espiritualidade;Valores humanos - ensino;Religious education;Spiritual education - elementary school;Spiritual education - high school;Spirituality;Human values ​​- teaching
Issue Date: 6-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SOUSA, Lucelita Duarte de. Espiritualidade e educação escolar. 2017. 50 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho traz uma discussão sobre o ensino da espiritualidade nas escolas. Tendo como objetivo principal analisar as opiniões dos docentes e discentes a respeito da educação espiritual no ensino fundamental e médio. E como objetivos específicos: analisar a educação espiritual discente e docente no ambiente escolar; identificar valores humanos ensinados na escola para uma ética de justiça, solidariedade e respeito pelas diferenças e investigar valores pessoais coletivos e individuais difundidos na escola. Para atingir este objetivo, iniciou-se com uma breve análise sobre espiritualidade trazendo as ideias de autores como Comenius e suas opiniões sobre o ensino fundamental a partir da espiritualidade nas escolas. Em seguida, problematizou-se como o ensino de valores espirituais está sendo ensinado, considerando o momento em que se vive hoje. Em seguida, promoveu se uma análise sobre este ensino a partir do ponto de vista discente e docente do ensino fundamental e médio, através da aplicação de um questionário em escolas da região de Sousa- PB, Marizópolis-PB, e uma aluna de Cajazeiras - PB.
Abstract: The present work brings a discussion about the teaching of spirituality in schools. Its main objective is to analyze the opinions of teachers and students regarding spiritual education in primary and secondary education. And as specific objectives: to analyze the spiritual education student and teacher in the school environment; to identify human values taught in school for an ethic of justice, solidarity and respect for differences, and to investigate personal and collective personal values spread throughout the school. To achieve this goal, we began with a brief analysis of spirituality bringing the ideas of authors such as Comenius and his opinions about primary education from spirituality in schools. Then, it was questioned how the teaching of spiritual values is being taught, considering the moment in which one lives today. Then, an analysis of this teaching from the point of view of the student and teacher of primary and secondary education was carried out through the application of a questionnaire in schools in the Sousa-PB area, Marizópolis-PB, and a student from Cajazeiras - PB.
Keywords: Ensino religioso
Educação espiritual - ensino fundamental
Educação espiritual - ensino médio
Espiritualidade
Valores humanos - ensino
Religious education
Spiritual education - elementary school
Spiritual education - high school
Spirituality
Human values ​​- teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4258
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
LUCELITA DUARTE DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfLucelita Duarte de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2017.413.43 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.