Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4261
Title: O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB.
Other Titles: The teaching of philosophy as an experience of philosophizing in the middle-level public schools of the city of Cajazeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Marcela Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: RODRIGUES, Valter Ferreira.
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Rejane Maria de Araújo.
???metadata.dc.contributor.referee2???: DIONIZIO NETO, Manoel.
Keywords: Filosofia - ensino e aprendizagem;Filosofia - ensino médio;Escolas públicas estaduais - Cajazeiras - Paraíba;Filosofia - ensino médio;Philosophy - teaching and learning;Philosophy - high school;State public schools - Cajazeiras - Paraíba;Philosophy - high school
Issue Date: 13-Jun-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Marcela Ferreira. O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB. 2017. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objeto de estudo o ensino de Filosofia que é ofertado nas escolas públicas estaduais de nível médio na cidade de Cajazeiras-PB, com o principal objetivo de analisar aquilo que se denomina de potencial filosófico do ensino da Filosofia, oferecido em quatro escolas estaduais, isto é, averiguar a capacidade desse ensino de levar os sujeitos nele envolvidos de fazerem uma autêntica experiência do filosofar. Os objetivos específicos propostos foram os de caracterizar o potencial filosófico para o ensino de Filosofia; Identificar os desafios (limites) encontrados pelos sujeitos (professores e alunos) das escolas da rede estadual de ensino; e de verificar a existência de experiências de sucesso no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia desde a perspectiva do filosofar para o aumento do potencial filosófico no ensino ofertado por essas escolas, tendo como aporte teórico: Alves (2002); Aspis (2004); Gallo (2012); Rodrigues (2014); Severino (2014); entre outros da área do ensino de Filosofia e os principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) direcionado a esse componente curricular. O tipo da pesquisa constituiu-se de predominância qualitativa com pesquisa de campo para a aplicação de questionários destinados a quatro professores e a oitenta e nove alunos e observação das aulas de Filosofia. Os resultados apontaram que persistem desafios referentes ao ensino de Filosofia como a carga horária bastante limitada para a disciplina, a falta de leitura por parte dos alunos e a ausência ou precariedade dos recursos didáticos disponíveis. Mas, evidenciaram também, que há também experiências de sucesso. Estes foram registrados nos casos em que os professores, partindo do cotidiano e da vida dos alunos, utilizaram especialmente de temas inseridos na realidade dos discentes facilitando a mediação dos conteúdos propostos e fazendo de forma exitosa o processo de ensino e aprendizagem da Filosofia, momentos de experiência do filosofar.
Abstract: This work studies Teaching Philosophy that is offered in four public high schools in the city of Cajazeiras/PB and its philosophical potential. The specific aims were: to explain what the philosophical potential in Teaching of Philosophy means, to identify the challenges (limits) encountered by teachers and students for this kind of teaching and learning, to verify the existence of successful experiences in the teaching-learning process of Philosophy from the perspective of philosophizing, to increase the philosophical potential. It was a qualitative research by application forms and class- room observations and personal interviews with teachers and students. Some challenges still going on: non-sufficient time for Philosophy classes and lot of students with reading problems and the absence or precariousness of didactic resources. But there are also successful experiences. The successful experiences in Teaching Philosophy show how is important teachers try teach starting from the daily student’s life and theirs personal reality.
Keywords: Filosofia - ensino e aprendizagem
Filosofia - ensino médio
Escolas públicas estaduais - Cajazeiras - Paraíba
Filosofia - ensino médio
Philosophy - teaching and learning
Philosophy - high school
State public schools - Cajazeiras - Paraíba
Philosophy - high school
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4261
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELA FERREIRA LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMarcela Ferreira Lopes. Monografia Pedagogia. CFP 2017.461.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.