Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4261
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLOPES, Marcela Ferreira.pt_BR
dc.contributor.advisor1RODRIGUES, Valter Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDRODRIGUES, V. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7804933907112231pt_BR
dc.contributor.referee1LIRA, Rejane Maria de Araújo.-
dc.contributor.referee2DIONIZIO NETO, Manoel.-
dc.description.resumoEste trabalho tem por objeto de estudo o ensino de Filosofia que é ofertado nas escolas públicas estaduais de nível médio na cidade de Cajazeiras-PB, com o principal objetivo de analisar aquilo que se denomina de potencial filosófico do ensino da Filosofia, oferecido em quatro escolas estaduais, isto é, averiguar a capacidade desse ensino de levar os sujeitos nele envolvidos de fazerem uma autêntica experiência do filosofar. Os objetivos específicos propostos foram os de caracterizar o potencial filosófico para o ensino de Filosofia; Identificar os desafios (limites) encontrados pelos sujeitos (professores e alunos) das escolas da rede estadual de ensino; e de verificar a existência de experiências de sucesso no processo de ensino-aprendizagem da Filosofia desde a perspectiva do filosofar para o aumento do potencial filosófico no ensino ofertado por essas escolas, tendo como aporte teórico: Alves (2002); Aspis (2004); Gallo (2012); Rodrigues (2014); Severino (2014); entre outros da área do ensino de Filosofia e os principais documentos oficiais do Ministério da Educação e Cultura (MEC) direcionado a esse componente curricular. O tipo da pesquisa constituiu-se de predominância qualitativa com pesquisa de campo para a aplicação de questionários destinados a quatro professores e a oitenta e nove alunos e observação das aulas de Filosofia. Os resultados apontaram que persistem desafios referentes ao ensino de Filosofia como a carga horária bastante limitada para a disciplina, a falta de leitura por parte dos alunos e a ausência ou precariedade dos recursos didáticos disponíveis. Mas, evidenciaram também, que há também experiências de sucesso. Estes foram registrados nos casos em que os professores, partindo do cotidiano e da vida dos alunos, utilizaram especialmente de temas inseridos na realidade dos discentes facilitando a mediação dos conteúdos propostos e fazendo de forma exitosa o processo de ensino e aprendizagem da Filosofia, momentos de experiência do filosofar.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleO ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.date.issued2017-06-13-
dc.description.abstractThis work studies Teaching Philosophy that is offered in four public high schools in the city of Cajazeiras/PB and its philosophical potential. The specific aims were: to explain what the philosophical potential in Teaching of Philosophy means, to identify the challenges (limits) encountered by teachers and students for this kind of teaching and learning, to verify the existence of successful experiences in the teaching-learning process of Philosophy from the perspective of philosophizing, to increase the philosophical potential. It was a qualitative research by application forms and class- room observations and personal interviews with teachers and students. Some challenges still going on: non-sufficient time for Philosophy classes and lot of students with reading problems and the absence or precariousness of didactic resources. But there are also successful experiences. The successful experiences in Teaching Philosophy show how is important teachers try teach starting from the daily student’s life and theirs personal reality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4261-
dc.date.accessioned2019-06-11T17:36:16Z-
dc.date.available2019-06-11-
dc.date.available2019-06-11T17:36:16Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectFilosofia - ensino e aprendizagempt_BR
dc.subjectFilosofia - ensino médiopt_BR
dc.subjectEscolas públicas estaduais - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectFilosofia - ensino médiopt_BR
dc.subjectPhilosophy - teaching and learningpt_BR
dc.subjectPhilosophy - high schoolpt_BR
dc.subjectState public schools - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectPhilosophy - high schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLOPES, Marcela Ferreira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teaching of philosophy as an experience of philosophizing in the middle-level public schools of the city of Cajazeiras-PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq.-
dc.identifier.citationLOPES, Marcela Ferreira. O ensino de filosofia como experiência do filosofar nas escolas públicas de nível médio da cidade de Cajazeiras-PB. 2017. 67 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARCELA FERREIRA LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfMarcela Ferreira Lopes. Monografia Pedagogia. CFP 2017.461.78 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.