Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDLEITE, J. D. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7112569049955328pt_BR
dc.contributor.advisor1OLIVEIRA, Fabiano Custódio de.-
dc.contributor.advisor1IDOLIVEIRA, Fabiano Custódiopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8863482545802399pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino.-
dc.contributor.referee2SOUSA, Fabiana Feitosa de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite-
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleO jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação.pt_BR
dc.date.issued2018-08-09-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264-
dc.date.accessioned2019-06-11T17:58:04Z-
dc.date.available2019-06-11-
dc.date.available2019-06-11T17:58:04Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectRecursos didáticospt_BR
dc.subjectEscolas do campopt_BR
dc.subjectJogo pedagógicopt_BR
dc.subjectAprendizagem mediadorapt_BR
dc.subjectPesquisa-açãopt_BR
dc.subjectGeography teachingpt_BR
dc.subjectDidactic resourcespt_BR
dc.subjectCountry Schoolspt_BR
dc.subjectPedagogical gamept_BR
dc.subjectIntermediate learningpt_BR
dc.subjectAction researchpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorLEITE, Jefferson Daniel Cordeiro.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe pedagogical game as a potentiator in the teaching-learning process in geography classes in the rural schools through mediation.pt_BR
dc.identifier.citationLEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264pt_BR
dc.description.resumenEste trabajo presenta una investigación realizada enlasclases de Geografía donde se produjo y experimentóunjuego pedagógico como recurso didáctico potencializador enlasclases de Geografía. Porque lautilización de recursos didácticos es una importante herramienta para facilitar elaprendizaje y superar lasdificultades que losalumnoshan traído de laenseñanza tradicional, específicamente de laenseñanza de Geografía. De esta forma, lainvestigacióntiene por objetivo general producir y experimentar enel contexto escolar unjuego pedagógico que facilite elproceso de enseñanza-aprendizajeenlaclase de Geografíaconla temática los conceptos geográficos a través de lamediación. En esta investigación utilizamos elpresupuesto de lainvestigacióncualitativa, a través de lainvestigación-acción. Los datosrecolectadosfueronanalizados de forma descriptiva e interpretativa, ya que ésta se caracteriza por laobservación y correlación de hechos, buscando describirlas características o relaciones existentes enlasacciones realizadas enla sala a través de laInvestigación-Acción, como también presentamos a través de fotos mostrando las etapas de laintervención pedagógica envarios momentos y cuadrosconlasrespuestas de loscuestionarios, aplicados durante lainvestigación. Verificamos quéintervención pedagógica fue relevante para elaprendizaje de losalumnos, pueslosmismosdesarrollaron al jugar eljuego, una mejorcomprensión de los conceptos geográficos, indicando eljuego a través de lamediación como un potencializador enelproceso de enseñanza-aprendizajeenlasclases de Geografía.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JEFFERSON DANIEL CORDEIRO LEITE - TCC LECAMPO 2018.pdfJefferson Daniel Cordeiro Leite - TCC LECAMPO - 20181.09 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.