Please use this identifier to cite or link to this item:
http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator.ID | LEITE, J. D. C. | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7112569049955328 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | OLIVEIRA, Fabiano Custódio de. | - |
dc.contributor.advisor1ID | OLIVEIRA, Fabiano Custódio | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8863482545802399 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | CAVALCANTE NETO, Faustino Teatino. | - |
dc.contributor.referee2 | SOUSA, Fabiana Feitosa de. | - |
dc.identifier.doi | https://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.leite | - |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma pesquisa realizada nas aulas de Geografia onde foi produzido e experimentado um jogo pedagógico como recurso didático potencializador nas aulas de Geografia. Pois a utilização de recursos didáticos é importante ferramenta para facilitar a aprendizagem e superar as dificuldades que os alunos têm trazidos do ensino tradicional, especificamente do ensino de Geografia. Desta forma, a pesquisa tem por objetivo geral produzir e experimentar no contexto escolar um jogo pedagógico que facilite o processo de ensino-aprendizagem na aula de Geografia com a temática os conceitos geográficos através da mediação.Nessa pesquisa utilizamos o pressuposto da pesquisa qualitativa, através da pesquisa-ação. Os dados coletados foram analisados de forma descritiva e interpretativa uma vez que esta é caracterizada pela observação e correlação de fatos, buscando descrever as características ou relações existentes nas ações realizadas na sala através da Pesquisa-Ação, como também apresentamos através de fotos demonstrando as etapas da intervenção pedagógica em vários momentos e quadros com as respostas dos questionários, aplicados durante a pesquisa.Verificamos que intervenção pedagógica foi relevante para aprendizagem dos alunos, pois os mesmos desenvolveram ao jogar o jogo, uma melhor compreensão dos conceitos geográficos, indicando o jogo através da mediação como um potencializador no processo de ensino- aprendizagem nas aulas de Geografia. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSA | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFCG | pt_BR |
dc.title | O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. | pt_BR |
dc.date.issued | 2018-08-09 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 | - |
dc.date.accessioned | 2019-06-11T17:58:04Z | - |
dc.date.available | 2019-06-11 | - |
dc.date.available | 2019-06-11T17:58:04Z | - |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Escolas do campo | pt_BR |
dc.subject | Jogo pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem mediadora | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa-ação | pt_BR |
dc.subject | Geography teaching | pt_BR |
dc.subject | Didactic resources | pt_BR |
dc.subject | Country Schools | pt_BR |
dc.subject | Pedagogical game | pt_BR |
dc.subject | Intermediate learning | pt_BR |
dc.subject | Action research | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.creator | LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. | - |
dc.publisher | Universidade Federal de Campina Grande | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.title.alternative | The pedagogical game as a potentiator in the teaching-learning process in geography classes in the rural schools through mediation. | pt_BR |
dc.identifier.citation | LEITE, Jefferson Daniel Cordeiro. O jogo pedagógico como potencializador no processo de ensino-aprendizagem nas aulas de geografia nas escolas do campo através da mediação. 2018. 73f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4264 | pt_BR |
dc.description.resumen | Este trabajo presenta una investigación realizada enlasclases de Geografía donde se produjo y experimentóunjuego pedagógico como recurso didáctico potencializador enlasclases de Geografía. Porque lautilización de recursos didácticos es una importante herramienta para facilitar elaprendizaje y superar lasdificultades que losalumnoshan traído de laenseñanza tradicional, específicamente de laenseñanza de Geografía. De esta forma, lainvestigacióntiene por objetivo general producir y experimentar enel contexto escolar unjuego pedagógico que facilite elproceso de enseñanza-aprendizajeenlaclase de Geografíaconla temática los conceptos geográficos a través de lamediación. En esta investigación utilizamos elpresupuesto de lainvestigacióncualitativa, a través de lainvestigación-acción. Los datosrecolectadosfueronanalizados de forma descriptiva e interpretativa, ya que ésta se caracteriza por laobservación y correlación de hechos, buscando describirlas características o relaciones existentes enlasacciones realizadas enla sala a través de laInvestigación-Acción, como también presentamos a través de fotos mostrando las etapas de laintervención pedagógica envarios momentos y cuadrosconlasrespuestas de loscuestionarios, aplicados durante lainvestigación. Verificamos quéintervención pedagógica fue relevante para elaprendizaje de losalumnos, pueslosmismosdesarrollaron al jugar eljuego, una mejorcomprensión de los conceptos geográficos, indicando eljuego a través de lamediación como un potencializador enelproceso de enseñanza-aprendizajeenlasclases de Geografía. | pt_BR |
Appears in Collections: | Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
JEFFERSON DANIEL CORDEIRO LEITE - TCC LECAMPO 2018.pdf | Jefferson Daniel Cordeiro Leite - TCC LECAMPO - 2018 | 1.09 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.