Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4267
Title: A formação dos leitores nos anos iniciais de uma escola da rede pública de Uiraúna-PB.
Other Titles: The training of readers in the initial years of a public school in Uiraúna-PB.
???metadata.dc.creator???: DANTAS, Valéria Pinheiro
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior
???metadata.dc.contributor.referee1???: FEITOSA, Belijane Marques
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Elzanir dos
Keywords: Ensino da leitura;Prática docente;Leitura - metodologia do ensino;Aprendizagem da leitura;Formação de leitores;Reading Teaching;Teaching practice;Reading - teaching methodology;Reading learning;Training of readers
Issue Date: 19-May-2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DANTAS, Valéria Pinheiro. A formação dos leitores nos anos iniciais de uma escola da rede pública de Uiraúna-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho monográfico foi procedido com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: analisar a metodologia do ensino da leitura nas turmas do 3ª e 4ª ano de uma escola municipal da rede pública na cidade de Uiraúna-PB; conhecer as estratégias de enfrentamento das dificuldades dos estudantes em relação a aprendizagem da leitura, e ainda, elencar e refletir sobre os materiais pedagógicos utilizados pelas professoras para desenvolver a prática da leitura. Com isso conhecer e compreender melhor a prática pedagógica utilizadas no processo de aquisição da leitura da palavra, enquanto domínio do código escrito. A pesquisa teve aporte teórico nos seguintes autores: Martins (1994), Chizzotti (1995), Kleiman (1995), Freire (1996), Solé (1998), Freitas (2009), Koch (2009), entre outros autores que abordam a temática investigada. O instrumento utilizado na coleta de dados foi à entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo uma do 3º ano e outra do 4º ano dos anos iniciais. A abordagem foi do tipo qualitativa são entrevista semiestruturais, é um tipo de abordagem ótima para qualificar e aprofundar os conhecimentos durante a mesma. A investigação permitiu concluir que há uma necessidade de revisão da metodologia utilizada pelos professores no que concerne ao trabalho docente para desenvolvimento das práticas de leitura na educação básica. A realização deste estudo nos possibilitou um melhor aprimoramento da escrita, sobretudo, a partir do uso mais consciente da gramática. Também nos ajudou na compreensão dos textos lidos.
Abstract: This monographic work was undertaken on the basis of the following objectives guided research: to analyze the reading teaching methodology classes in the 3rd and 4th year of a municipal public school in the city of Uiraúna-PB; know the coping strategies of the difficulties of students in relation to learning to read, and also to list and reflect on the teaching materials used by teachers to develop the practice of reading. With this knowledge and understanding the pedagogical practice used in word reading acquisition process while writing code domain. The research was theoretical support the following authors: Martins (1994), Chizzotti (1995), Kleiman (1995), Freire (1996), Solé (1998), Freitas (2009), Koch (2009), among other authors that address theme investigated. The instrument used for data collection was the semistructured interview. The subjects were two teachers in the early years of elementary school, being a 3rd year and another from the 4th year of the initial years. The approach was the qualitative type are semistructured interview, is a kind of great approach to qualify and deepen knowledge during it. The investigation has concluded that there is a need to review the methodology used by teachers concerning the teaching work for the development of reading practices in basic education. This study allowed us to better writing improvement, especially from the more conscious use of grammar. It also helped us in understanding the texts read.
Keywords: Ensino da leitura
Prática docente
Leitura - metodologia do ensino
Aprendizagem da leitura
Formação de leitores
Reading Teaching
Teaching practice
Reading - teaching methodology
Reading learning
Training of readers
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4267
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALERIA PINHEIRO DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfValeria Pinheiro Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2016.267.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.