Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4267
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1AMARAL, Maria Gerlaine Belchior-
dc.contributor.advisor1IDAMARAL, M. G. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9799573547841899pt_BR
dc.contributor.referee1FEITOSA, Belijane Marques-
dc.contributor.referee2SANTOS, Elzanir dos-
dc.description.resumoEste trabalho monográfico foi procedido com base numa investigação norteada pelos seguintes objetivos: analisar a metodologia do ensino da leitura nas turmas do 3ª e 4ª ano de uma escola municipal da rede pública na cidade de Uiraúna-PB; conhecer as estratégias de enfrentamento das dificuldades dos estudantes em relação a aprendizagem da leitura, e ainda, elencar e refletir sobre os materiais pedagógicos utilizados pelas professoras para desenvolver a prática da leitura. Com isso conhecer e compreender melhor a prática pedagógica utilizadas no processo de aquisição da leitura da palavra, enquanto domínio do código escrito. A pesquisa teve aporte teórico nos seguintes autores: Martins (1994), Chizzotti (1995), Kleiman (1995), Freire (1996), Solé (1998), Freitas (2009), Koch (2009), entre outros autores que abordam a temática investigada. O instrumento utilizado na coleta de dados foi à entrevista semiestruturada. Os sujeitos da pesquisa foram duas professoras dos anos iniciais do ensino fundamental, sendo uma do 3º ano e outra do 4º ano dos anos iniciais. A abordagem foi do tipo qualitativa são entrevista semiestruturais, é um tipo de abordagem ótima para qualificar e aprofundar os conhecimentos durante a mesma. A investigação permitiu concluir que há uma necessidade de revisão da metodologia utilizada pelos professores no que concerne ao trabalho docente para desenvolvimento das práticas de leitura na educação básica. A realização deste estudo nos possibilitou um melhor aprimoramento da escrita, sobretudo, a partir do uso mais consciente da gramática. Também nos ajudou na compreensão dos textos lidos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleA formação dos leitores nos anos iniciais de uma escola da rede pública de Uiraúna-PB.pt_BR
dc.date.issued2016-05-19-
dc.description.abstractThis monographic work was undertaken on the basis of the following objectives guided research: to analyze the reading teaching methodology classes in the 3rd and 4th year of a municipal public school in the city of Uiraúna-PB; know the coping strategies of the difficulties of students in relation to learning to read, and also to list and reflect on the teaching materials used by teachers to develop the practice of reading. With this knowledge and understanding the pedagogical practice used in word reading acquisition process while writing code domain. The research was theoretical support the following authors: Martins (1994), Chizzotti (1995), Kleiman (1995), Freire (1996), Solé (1998), Freitas (2009), Koch (2009), among other authors that address theme investigated. The instrument used for data collection was the semistructured interview. The subjects were two teachers in the early years of elementary school, being a 3rd year and another from the 4th year of the initial years. The approach was the qualitative type are semistructured interview, is a kind of great approach to qualify and deepen knowledge during it. The investigation has concluded that there is a need to review the methodology used by teachers concerning the teaching work for the development of reading practices in basic education. This study allowed us to better writing improvement, especially from the more conscious use of grammar. It also helped us in understanding the texts read.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4267-
dc.date.accessioned2019-06-11T19:40:14Z-
dc.date.available2019-06-11-
dc.date.available2019-06-11T19:40:14Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEnsino da leiturapt_BR
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLeitura - metodologia do ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem da leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectReading Teachingpt_BR
dc.subjectTeaching practicept_BR
dc.subjectReading - teaching methodologypt_BR
dc.subjectReading learningpt_BR
dc.subjectTraining of readerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDANTAS, Valéria Pinheiro-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe training of readers in the initial years of a public school in Uiraúna-PB.pt_BR
dc.identifier.citationDANTAS, Valéria Pinheiro. A formação dos leitores nos anos iniciais de uma escola da rede pública de Uiraúna-PB. 2016. 49 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
VALERIA PINHEIRO DANTAS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfValeria Pinheiro Dantas. Monografia Pedagogia. CFP 2016.267.88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.