Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4270
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSOUSA, R. D.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0473101146455609pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1SANTIAGO, Stella Márcia de Morais.-
dc.contributor.referee2JOCA, Alexandre Martins.-
dc.description.resumoAs Tecnologias de Informação e Comunicação estão presentes em nosso dia a dia, de várias formas e em diferentes momentos. São tecnologias essenciais em determinados aspectos e que podem nos auxiliar em tarefas diárias, na comunicação e em vários âmbitos da sociedade inclusive no educacional. A escola na atualidade caminha para um novo modelo educacional, diferente dos que utilizavam os métodos tradicionais no ensino, modelo este, pautado no professor como mediador de conhecimento, que busca as melhores formas de ensinar e aprender, em virtude da educação de qualidade. Este trabalho tem como objetivo compreender como as Ferramentas Tecnológicas de Informação e Comunicação (e-mail, grupo/lista de discussão e redes sociais) podem auxiliar os professores no processo de ensino- aprendizagem na rede pública de ensino da cidade de cachoeira dos Índios -PB. Partindo de um princípio mais geral, analisando como a tecnologia está inserida no contexto social, escolar, até o mais específico, concentrando-se no uso das ferramentas tecnológicas de comunicação pelos professores nas suas práticas docentes. Tendo o José Manuel Moran; a Vani Moreira Kenski e Sanmya Feitosa Tajra como os principais teóricos que servem de base para este trabalho. Do ponto de vista metodológico, quanto a natureza esta é aplicada, sendo exploratória quanto aos objetivos pretendidos. Em relação aos procedimentos técnicos é uma pesquisa bibliográfica e uma pesquisa de campo, tendo uma abordagem quali-quantitativa. E um questionário como instrumento de coleta de dados. Diante das respostas dos sujeitos, compreende-se que tais ferramentas são relevantes para o processo de ensino-aprendizagem, porém ainda há receio em utiliza-las, seja por falta de formação dos professores, por não ter incentivo da escola, dentre outros aspectos. Evidencia- se a necessidade de um equilíbrio, quando esse tipo de tecnologia é inserida no âmbito educacional, não é só utiliza-las de qualquer maneira, faz-se necessário uma intencionalidade pedagógica.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAs ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB.pt_BR
dc.date.issued2016-09-30-
dc.description.abstractThe Information and Communication Technologies are present in our daily lives in many ways and at different moments. They are essential technologies in certain aspects and that can help us in everyday tasks, communication and in various areas of society including education. The school today is heading towards a new educational model, different from those that used traditional methods in teaching, this model, based on the teacher as a mediator of knowledge, seeking the best ways of teaching and learning, because of the quality of education. This work aims to understand how technological information and communication tools (email, groups/mailing list and social networks) can help teachers at the teaching-learning process in public schools in the city of Cachoeira dos Índios, Paraíba, Brazil. From a more general principle, analyzing how technology is embedded in social context, scholar context, to the more specific, focusing on the use of technological communication tools by teachers in their teaching practices. Having José Manuel Moran, Vani Moreira Kenski and Sanmya Feitosa Tajra as the main theorists used as bases of this work. From the methodological point of view, about the nature of this study it is applied, being exploratory as to the intended objectives. About the technical procedures, it is a bibliographic and field research, with a qualitative and quantitative approach, and a questionnaire as instrument to data collection. On the responses of the subjects, it is understood that such tools are relevant to the process of teaching and learning, but there is still fear to use them, either by low preparation of teachers, or for having no incentive from school, or other aspects. It is evident the need of a balance, when this type of technology is inserted in the educational field, not just using them anyway, it is necessary an educational intentionality.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4270-
dc.date.accessioned2019-06-11T22:31:13Z-
dc.date.available2019-06-11-
dc.date.available2019-06-11T22:31:13Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTecnologia da informaçãopt_BR
dc.subjectFerramentas tecnológicas de informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem- ferramentaspt_BR
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectInformation Technologypt_BR
dc.subjectInformation technology toolspt_BR
dc.subjectTeaching-learning-toolspt_BR
dc.subjectSocial networkspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSOUSA, Rachel Dantas de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe technological tools of information and communication to assist the teacher in the teaching-learning process in the city of Cachoeira dos Índios - PB.pt_BR
dc.identifier.citationSOUSA, Rachel Dantas de. As ferramentas tecnológicas de informação e comunicação para auxiliar o professor no processo de ensino-aprendizagem na cidade de Cachoeira dos Índios - PB. 2016. 51 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RACHEL DANTAS DE SOUSA. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2016.pdfRachel Dantas de Sousa. Monografia Pedagogia. CFP 2016.520.68 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.