Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4276
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDGUIMARÃES, C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5043048590305808pt_BR
dc.contributor.advisor1VITAL, Adriana de Fátima Meira.-
dc.contributor.advisor1IDVITAL, A. F. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5317087265969022pt_BR
dc.contributor.referee1SUDÉRIO, Vilma Maria.-
dc.contributor.referee2COELHO, Glauciane Danusa.-
dc.contributor.referee3BARROS, José Romário Lacerda de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoagroecologiaCDSA.2018.tccmon.guimaraes-
dc.description.resumoA argila, matéria prima da atividade cerâmica ou louça de barro, é um material que proporciona oportunidades criativas diversas, em função da maleabilidade e flexibilidade que apresenta. A produção da louça de barro é uma atividade antiga, perfazendo costumes e valores da humanidade, presente nas diversas localidades, especialmente nos ambientes rurais, e, em que pese a beleza das peças e a importância da atividade como arte e gerador de trabalho e renda, a desvalorização das ceramistas é expressiva. A pesquisa objetivou analisar a percepção das louceiras da comunidade rural do Ligeiro de Baixo, em Serra Branca/PB sobre a sua arte, seus saberes e dificuldades, perspectivas e potencialidades, à luz da Etnopedologia, ciência que estuda a relação das pessoas com o solo. A metodologia usada foi baseada no registro etnográfico com entrevista não estruturada, dando liberdade ao pesquisador para ir além das respostas e a pesquisa teve caráter qualitativo. Os resultados verificados expressam como principais dificuldades das louceiras a ausência de apoio para a comercialização e fortalecimento da atividade. Percebeu-se ainda a necessidade de associativismo e de orientações para o empreendedorismo. Embora os desafios sejam cada vez mais expressivos, as louceiras continuam firmes em se definir como artesãs, manipulando com graça e transformando a argila em belas peças. Ressalta-se na pesquisa que o artesanato com barro no Cariri sobrevive por si só, ainda que encontre obstáculos para isso.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleA alquimia da terra e a arte com barro na visão das louceiras da Comunidade do Ligeiro de Baixo Serra Branca (PB).pt_BR
dc.date.issued2018-03-05-
dc.description.abstractThe clay, raw material of the ceramic activity or crockery, is a material that provides diverse creative opportunities, due to the malleability and flexibility that it presents. The production of clay crockery is an ancient activity, making up customs and values of humanity, present in the various localities, especially in rural environments, and in spite of the beauty of the pieces and the importance of the activity as an art and generator of work and in come, the devaluation of the potters is expressive. The objective of this research was analyze the perceptions of the rural community of Ligeiro de Baixo in Serra Branca/PB about their art, their knowledge and their difficulties and potential, in the light of ethnopedology, a science that studies the relationship between people and the soil. The methodology used was based on the ethnographic record, where it was chosen to use unstructured interview, giving the researcher the freedom to go beyond the answers, the way the qualitative research works, with the aspirations, beliefs, values and attitudes, focusing on understanding and explanation of the dynamics of the social relations involved. The verified results indicate that the maidens remain firm in defining themselves as artisans and that, even though they find it difficult to support the strengthening of this activity, it is necessary to emphasize that the handicraft whit clay in Cariri survives on its own, even though it encounters obstacles for this.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4276-
dc.date.accessioned2019-06-12T14:13:52Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T14:13:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEtnopedologiapt_BR
dc.subjectLouça de barropt_BR
dc.subjectCeramistaspt_BR
dc.subjectEthnopedologypt_BR
dc.subjectCraft of claypt_BR
dc.subjectEarthenwarept_BR
dc.subjectPotterspt_BR
dc.subjectArtesanato de barropt_BR
dc.subjectArtesãs - Serra Branca - PBpt_BR
dc.subjectCraftspt_BR
dc.subjectSerra Branca - PB - artesanato em barropt_BR
dc.subjectLigeiro de Baixo - Serra Branca - PB - louceiras de barropt_BR
dc.subjectComunidade Quilombola Ligeiro de Baixo - Serra Branca - PBpt_BR
dc.subjectQuilombo Ligeiro de Baixo - Serra Branca - PBpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGUIMARÃES, Cristina.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe alchemy of the earth and the art with clay in the vision of the wailers of the community of Ligeiro de Baixo Serra Branca-Paraíba- Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationGUIMARÃES, Cristina. A alquimia da terra e a arte com barro na visão das louceiras da comunidade do Ligeiro de baixo Serra Branca (PB). 2018. 63f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4276pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Agroecologia - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CRISTINA GUIMARÃES - TCC AGROECOLOGIA 2018.pdfCristina Guimarães TCC - AGROECOLOGIA 2018.1.36 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.