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dc.creator.IDDINIZ, T. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2130037165569305pt_BR
dc.contributor.advisor1GARCIA JUNIOR, Emilson Ferreira.-
dc.contributor.advisor1IDGARCIA JUNIOR, E. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1723147548703978pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS, Rodolpho Raphael de Oliveira.-
dc.contributor.referee2SILVA, Allan Gustavo Freire da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.diniz-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de inclusão digital no sistema educacional nas escolas publica do Brasil entrelaçando a realidade da região do cariri ocidental na Paraíba sobre o processo da implantação das ferramentas computacionais. Tomando como parâmento o comportamento da sociedade em cada vez mais conectado com o mundo virtual na realização de atividades essenciais no cotidiano do dia-a-dia, bastando um simples click e ao seu alcance a disponibilidade de várias operações, fazendo se necessário o conhecimento sobre dadas tecnologias de informações e comunicações para que este tenha autonomia sobre o espaço que se encontra. Trazendo experiências de pesquisas o estudo busca reforçar a ideia da informática no ambiente escolar inter-relacionando a escola como ambiente direto na preparação do aluno para a vida social, gerando uma reflexão sobre a reforma da pratica pedagógica. A pesquisa foi realizada por meio de estudos bibliográficas e documental, buscando averiguar como a escola esta se adequando frente ao processo das tecnologias digitais no âmbito educacional municipal e as ações que o Estado vem tomando para democratizar o acesso das ferramentas computacionais. Foram analisados os respectivos resultados do seguimento de três projetos governamentais implantados na educação o EDUCOM, PROINFO e UCA tais projetos tem como base a articulação do combate a exclusão digital proporcionando a capacitação do professor sobre o meio tecnológico digital e a disponibilidade das ferramentas computacionais na educação publicas municipal. No entanto este sistema ainda se encontra inadimplente quanto às barreiras enfrentadas em algumas regiões, provocando uma desigualdade educacional e social. Ao longo deste trabalho veremos quais as principais dificuldades atualmente enfrentadas pelas escolas para a implantação desta nova tecnologia e quais as ações vem sendo tomadas para o acesso a todos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pública.pt_BR
dc.titleUma análise de políticas públicas sobre a inclusão digital: a importância do ensino de tecnologia digital na formação do cidadão da Região do Cariri Paraibano.pt_BR
dc.date.issued2018-03-08-
dc.description.abstractThe present work aims to analyze the process of digital inclusion in the educational system in the public schools of Brazil interlacing the reality of the Western Cariri region in Paraíba on the process of the implantation of the computational tools in the. Taking as a basis the behavior of society increasingly connected with the virtual world in performing essential activities in daily life, simply by clicking and within reach the availability of various operations, making necessary knowledge about given information and communication technologies so that it has autonomy over the space that is. Bringing research experiences the study seeks to reinforce the idea of informatics in the school environment by relating the school as a direct environment in the student's preparation for social life, generating a reflection on the reform of pedagogical practice. The research was carried out through bibliographical and documentary studies, trying to find out how the school is adjusting to the process of digital technologies in the educational scope and the actions that the State has been taking to democratize the access of computational tools. The follow-up of three governmental projects implemented in education, EDUCOM, PROINFO and UCA, such projects are based on the articulation of the fight against digital exclusion, providing teacher training on the digital technological environment and the availability of computational tools in public education. However, this system is still in default of the barriers faced in some regions, provoking an educational and social inequality. Throughout this work we will see what are the main difficulties currently facing schools for the implementation of this new technology and what actions have been taken to access all.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4283-
dc.date.accessioned2019-06-12T15:46:36Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T15:46:36Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInclusão digitalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicas de informaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de tecnologia digitalpt_BR
dc.subjectCariri Ocidental - Paraiba - inclusão digitalpt_BR
dc.subjectPolítica pública de inclusão digitalpt_BR
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectCidadania e internetpt_BR
dc.subjectTecnologias e participação cidadãpt_BR
dc.subjectDigital inclusionpt_BR
dc.subjectTeaching of digital technologypt_BR
dc.subjectDigital inclusion public policypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDINIZ, Taiza Maciel.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeAn analysis of public policies on digital inclusion: the importance of teaching digital technology in the training of citizens of the Cariri Paraíba Regionpt_BR
dc.identifier.citationDINIZ, Taiza Maciel. Uma análise de políticas públicas sobre a inclusão digital: a importância do ensino de tecnologia digital na formação do cidadão da Região do Cariri Paraibano. 2018. 28f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4283pt_BR
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