Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4285
Title: A escrita na educação infantil.
Other Titles: Writing in early childhood education.
???metadata.dc.creator???: MARTINS, Elissandra Pontes Pereira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Edinaura Almeida de
???metadata.dc.contributor.referee2???: PEREIRA , Zildene Francisca
Keywords: Escrita;Escrita – educação infantil;Ensino da escrita;Writing;Writing - education;Writing Teaching
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MARTINS, Elissandra Pontes Pereira. A escrita na educação infantil. 2014. 43 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: Os primeiros passos para aprender a escrever iniciam-se quando a criança estabelece os primeiros contatos com o mundo, ao nascer. Trata-se de uma aprendizagem natural. Considerando este fenômeno, venho destacar a importância do desenvolvimento do hábito de escrever desde cedo. Dessa forma, este estudo tem como objeto de estudo a escrita na educação infantil. Objetivou analisar a prática docente voltada para o desenvolvimento da escrita das crianças na educação infantil, identificando assim, a concepção que o professor tem sobre linguagem escrita, buscando entender como o professor auxilia a criança na construção do conhecimento sobre a escrita. Teve como foco, ainda,observar as metodologias (atividades e recursos) desenvolvidas pelo professor, no desenvolvimento da escrita em uma sala de aula da educação infantil, e ainda refletir sobre as dificuldades encontradas pela professora neste processo. Elencaram-se as estratégias utilizadas pela professora para superar tais dificuldades. Utilizou-se como referencial teórico os seguintes autores: Ostetto (2012), Ferreiro (2011), Soares (2010), Silva (2008) , Fernandes (2007), Gonçalves (2001), que tratam sobre o tema, bem como as reflexões pessoais sobre o objeto estudado. Para a metodologia de trabalho utilizou-se a pesquisa bibliográfica e a pesquisa de campo com abordagem qualitativa. As técnicas de coletas de dados foram à observação e entrevista feita à professora. Dos resultados alcançados, identificamos que a escrita realizada nesta etapa é desenvolvida de forma mecânica. Espera-se que os resultados apresentados aqui, possam contribuir para a reflexão dos docentes sobre suas práticas pedagógicas, e assim, conscientizarem-se da importância de formar escritores capazes de melhorar o exercício da cidadania a partir do domínio do código escrito.
Abstract: The first steps in learning to write is initiated when the child establishes the first contact with the world at birth. It is a natural learning. Considering this phenomenon, I have been highlighting the importance of developing the habit of writing from an early age. Thus, this study has as object of study writing in kindergarten. Aimed to analyze the development-oriented writing of children in early childhood education teaching practice, thus identifying the conception that the teacher has written on language, seeking to understand how the teacher helps the child in constructing knowledge about writing. Focused also observe the methodologies (activities and resources) developed by the teacher in the development of writing in a classroom of kindergarten, and still reflect on the difficulties encountered by the teacher in this process. Elencaram the strategies used by the teacher to overcome such difficulties. The following authors was used as a theoretical framework: Ostetto (2012), Smith (2011), Smith (2010), Silva (2008), Fernandes (2007), Gill (2001), that deal with the topic as well as the reflections personal studied on the object. For the work methodology used the literature and field research with a qualitative approach. The techniques of data collection were observation and interview the teacher. The results achieved, we identified that the writing done in this step is performed mechanically. It is hoped that the results presented here, may contribute to the reflection of teachers about their teaching practices, and thus conscientizarem is the importance of training writers capable of improving the exercise of citizenship from the domain of the written code.
Keywords: Escrita
Escrita – educação infantil
Ensino da escrita
Writing
Writing - education
Writing Teaching
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4285
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Relatórios de Estágio

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELISSANDRA PONTES PEREIRA MARTINS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfElissandra Pontes Pereira Martins. Monografia Pedagogia. CFP 2014.3.26 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.