Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4289
Title: A atuação do pedagogo na biblioteca itinerante do Hospital Universitário Júlio Bandeira em Cajazeiras PB.
Other Titles: The performance of the pedagogue in the itinerant library of the University Hospital Júlio Bandeira in Cajazeiras PB.
???metadata.dc.creator???: PASSOS, Ana Raquel Rolim
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior
???metadata.dc.contributor.referee1???: LIRA, Rejane Maria de Araújo
???metadata.dc.contributor.referee2???: RAMOS, Luisa de Marillac Soares
Keywords: Leitura;Biblioteca itinerante;Criança hospitalizada;Reading;Itinerant library;Hospitalized child
Issue Date: 28-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: PASSOS, Ana Raquel Rolim. A atuação do pedagogo na biblioteca itinerante do Hospital Universitário Júlio Bandeira em Cajazeiras PB . 2018. 54 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O objeto de estudo desta pesquisa foi a prática da leitura no contexto Hospitalar. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) norteou-se pelo seguinte questionamento: como o trabalho pedagógico desenvolvido com a leitura a partir da biblioteca itinerante do Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB) pode contribuir com o desenvolvimento de crianças e adolescentes hospitalizados? Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar as contribuições da leitura para a criança hospitalizada. A investigação foi procedida a partir das ações desenvolvidas por meio da biblioteca itinerante do (HUJB), em Cajazeiras PB, através do Projeto de extensão universitária intitulado “Integração ensino-serviço na humanização do cuidado às crianças e adolescentes hospitalizados”. Os objetivos específicos foram: investigar as possibilidades de desenvolvimento cognitivo da criança que se encontra em processo de hospitalização; identificar práticas educativas possíveis de serem desenvolvidas a partir da biblioteca itinerante; apontar as especificidades do trabalho pedagógico no contexto hospitalar. Quanto ao percurso metodológico este iniciou-se por meio de um levantamento bibliográfico, sendo que a etapa seguinte ocorreu por meio de um estudo de caso no hospital universitário. Os sujeitos participantes desta pesquisa foram algumas das crianças atendidas no HUJB (durante as vigências do Projeto de extensão nos anos de 2016 e 2017). A abordagem foi do tipo qualitativa. No que concerne aos resultados esta pesquisa mostrou que a leitura enquanto prática pedagógica no contexto hospitalar proporcionou às crianças atendidas contribuições ao seu desenvolvimento cognitivo. De maneira intencional foram explorados os três (literal, interpretativo e crítico), assim, as crianças tiveram a oportunidade de ouvir, de falar, de questionar; manusear livros, imagens, objetos e cartazes. E assim, foi possível desenvolver múltiplas habilidades nas crianças que ali se encontravam, tais como: atenção, concentração, memória, oralidade, percepção visual, percepção auditiva, desinibição, enriquecimento do vocabulário, etc. Desse modo, foi possível assegurar que o ato de ler, realizado no contexto hospitalar, com a mediação do pedagogo, contribuiu no desenvolvimento de habilidades, tais como: analisar, refletir, imaginar, criar, interpretar, compreender.
Abstract: The object of study of this research is the practice of reading in the hospital context. This course conclusion work was guided by the following question: how can the pedagogical work developed by reading from the traveling library at HUJB contribute to the development of hospitalized children and adolescents? This research had as general objective to investigate the contributions of the reading to the hospitalized child. The research was based on the actions developed through the traveling library of the Júlio Bandeira University Hospital (HUJB), in Cajazeiras PB, through the University Extension Project entitled "Teaching- service integration in the humanization of care for hospitalized children and adolescents." The specific objectives were: to reflect on the possibilities of cognitive development of the child who is in the process of hospitalization; identify educational practices that may be developed from the traveling library; know the specificities of the pedagogical work in the hospital context. As for the methodological course, this was started by means of a bibliographical survey, and the next stage occurred through a case study in the university hospital. The subjects participating in this research were some of the children attended at the HUJB (during the duration of the Extension Project in the years 2016 and 2017). The approach was qualitative. Regarding the results, this research showed that reading as a pedagogical practice in the hospital context provided children with contributions to their cognitive development. The three levels of reading were intentionally explored (literal, interpretive and critical), so children had the opportunity to listen, to speak, to question; handle books, pictures, objects and posters. And so, it was possible to develop multiple abilities in the children that were there, such as: attention, concentration, memory, orality, visual perception, auditory perception, disinhibition, enrichment of vocabulary, etc. In this way, it is possible to ensure that the act of reading, carried out in the hospital context, through the mediation of the pedagogue, contributed to the development of skills, such as: analyzing, reflecting, imagining, creating, interpreting and understanding.
Keywords: Leitura
Biblioteca itinerante
Criança hospitalizada
Reading
Itinerant library
Hospitalized child
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4289
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANA RAQUEL ROLIM PASSOS. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfAna Raquel Rolim Passos. Monografia Pedagogia. CFP 2018.825.93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.