Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4293
Title: Educação do campo e a comunidade: um olhar para as práticas de educação contextualizada em uma escola municipal de Sumé - PB.
Other Titles: Field and community education: a look at contextualized education practices in a municipal school in Sumé - PB.
???metadata.dc.creator???: RAFAEL, Danielle Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTA CRUZ, Carla Mailde Feitosa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
Keywords: Educação do campo;Educação contextualizada;Comunidade e educação;Field education;Contextual education;Community and education
Issue Date: 9-Apr-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: RAFAEL, Danielle Ferreira. Educação do campo e a comunidade: um olhar para as práticas de educação contextualizada em uma escola municipal de Sumé - PB. 2018. 41f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4293
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos revelam que a escola pública brasileira, idealizada pelo Estado burguês ainda está muito distante de oferecer um padrão de qualidade necessário ao desenvolvimento social, econômico e cultural aos cidadãos, de forma que tais elementos sejam refletidos positivamente no Brasil. Considera-se, ainda, que o modelo de educação pública oferecida pelo Estado às populações camponesas num país com uma diversidade significativa e a vasta dimensão geográfica, a situação se revela mais preocupante. A oferta de educação pelo Estado brasileiro, sua expansão e mais tarde sua universalização, teve como objetivo atender às obrigações do sistema capitalista nacional que, como ocorre em todos os países de base capitalista, têm interesse que a força de trabalho seja qualificada, pois essa razão busca explorar também a capacidade de raciocínio e criatividade dos sujeitos sociais. Como indagação se busca descobrir Qual o lugar das vivências e saberes campesinos nas práticas de educação contextualizada desenvolvidas em uma escola municipal de Sumé – PB? Dentro desse contexto, este estudo apresenta como objetivo geral compreender o lugar das vivências e saberes campesinos nas práticas de educação contextualizada desenvolvidas em uma escola municipal da zona rural de Sumé - PB. Como justificativa, o trabalho se ratifica pela relevância do tema, tendo em vista que dialogar os caminhos da Educação do Campo e as vivências construídas pelos sujeitos sociais é de suma importância, principalmente para discutir com as concepções teóricas e práticas nas mais diversas áreas do meio educacional. Metodologicamente a pesquisa pode ser caracterizada como sendo de natureza descritiva e qualitativa, e também como um estudo de caso. Como resultado pode ser salientado que as propostas pedagógicas das escolas do campo se difundem como um instrumento essencial, pois a partir de tais construções é possível conduzir os caminhos da escola, o papel da instituição na vida os indivíduos, na convivência com a comunidade e com o mundo ao redor. Na referida escola analisada, foi possível verificar que de fato os professores que lecionam nas séries finais do Ensino Fundamental estão engajados em contextualizar os conteúdos que compõem o currículo escolar com as vivências e saberes campesinos, pois revelam nos apontamentos descritos a importância da educação ser pautada no caminho da contextualização, ou seja, de relacionar o conhecimento local, da vida da comunidade com as práticas escolares.
Abstract: Studies show that the Brazilian public school, idealized by the bourgeois state is still very far from offering a quality standard necessary for social, economic and cultural development to the citizens, so that these elements are reflected positively in Brazil. It is also considered that the model of public education offered by the State to the peasant populations in a country with a significant diversity and the vast geographic dimension, the situation is more worrisome. The purpose of the offer of education by the Brazilian State, its expansion and later its universalization, was to meet the obligations of the national capitalist system, which, as in all capitalist countries, it is in the interest of the workforce to be qualified. reason also seek to explore the capacity of reasoning and creativity of social subjects. How do we seek to find out What is the place of the experiences and peasant knowledge in contextualized education practices developed in a municipal school in Sumé - PB? Within this context, this study has as general objective to understand the place of the experiences and peasant knowledge in contextualized education practices developed in a municipal school in the rural area of Sumé - PB. As justification, the work is confirmed by the relevance of the theme, considering that dialoguing the paths of Field Education and the experiences built by social subjects is of paramount importance, mainly to discuss with the theoretical and practical conceptions in the most diverse areas of the environment educational. Methodologically the research can be characterized as being of a descriptive and qualitative nature, and also as a case study. As a result, it can be pointed out that the pedagogical proposals of the rural schools are disseminated as an essential instrument, because from such constructions it is possible to lead the way of the school, the role of the institution in the life of individuals, living with the community and the world around. In this school analyzed, it was possible to verify that, in fact, the teachers who teach in the final grades of Elementary School are engaged in contextualizing the contents that make up the school curriculum with the peasant experiences and knowledges, as they reveal in the notes described the importance of education to be ruled in the way of contextualization, that is, to relate local knowledge, community life with school practices.
Keywords: Educação do campo
Educação contextualizada
Comunidade e educação
Field education
Contextual education
Community and education
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4293
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Ciências Sociais - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DANIELLE FERREIRA RAFAEL - TCC CIÊNCIAS SOCIAIS 2018..pdfDanielle Ferreira Rafael - TCC Ciências Sociais - 2018.303.36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.