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Title: A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão.
Other Titles: The education of young people and adults from the point of view of the evasion of their subjects: the EJA in the municipality of Coxixola-PB under discussion.
???metadata.dc.creator???: NÓBREGA, Maria Natália Neves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Isaac Alexandre da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SANTOS, Valdonilson Barbosa dos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MONTEIRO, José Marciano.
Keywords: Ciências Sociais;Educação de Jovens e Adultos;Evasão Escolar;Social Sciences;Youth and Adult Education;School Evasion
Issue Date: 22-Mar-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NÓBREGA, Maria Natália Neves. A Educação de Jovens e Adultos sob a ótica da evasão de seus sujeitos: a EJA no município de Coxixola-PB em discussão. 2018. 60 f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Ciências Sociais, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo analisar a compreensão que os estudantes da Educação de Jovens e Adultos, de uma escola pública do município de Coxixola-PB, têm acerca da evasão escolar que se processa nessa modalidade de educação, assim como da realidade social na qual estão inseridos. Para isso, desenvolvemos o nosso trabalho investigativo por meio da pesquisa qualitativa, utilizando como instrumento de levantamento de dados a entrevista semiestruturada. Para a reflexão sobre o conteúdo em pauta, utilizamos como referencial teórico Paulo Freire, Pierre Bourdieu, e Althusser, dentre outros. Quanto aos resultados, destacamos que os alunos da EJA concebem a educação como caminho para sua libertação/emancipação social, como um meio de sua mobilidade social. Entretanto, quando se trata da questão da evasão, jogam a culpa para os próprios alunos, alegando falta de interesse ou outros limites relacionados até mesmo à família, sem levar em conta outros fatores que interferem diretamente ou indiretamente nos processos educativos, a exemplo da ausência de políticas públicas adequadas para o contexto em questão. Embora percebam a EJA como um elemento positivo em seus processos formativos e de projetos de vida, não conseguem relacionar a precariedade da formação com a realidade macrossocial do modelo de sociedade capitalista, por exemplo. Isso implica em não compreender que as dificuldades relacionadas à precarização da educação nada mais é do que as consequências perversas do modelo de sociedade que se tem.
Abstract: This paper aims to analyze the understanding that the students of Youth and Adults Education of a public school in the municipality of Coxixola-PB have about the school evasion that occurs in this modality of education, as well as the social reality in which they are inserted. For this, we developed our reseach work through a qualitative research, using as a data collection instrument the semi-structured interview. For a reflection on the subject matter we used Paulo Freire, Pierre Bourdieu and Althusser as a theoretical reference, among othres. Regarding the results, we highlight that the students of EJA (YAE) conceive education as a path to their social libaration/amancipation, as a means of their social mobility. However, when it comes to issue of evasion, they blame students themselves, claiming lack of interest or other limits relaed to even the family, without taking into account other factors that interfere directly or indirectily in educational process, such as lack public policies appropriate to the context. Although they percieve the EJA (YAE) as a positive element in their formative process ans life projects, they do not make a relation between the precariouness of formation to the macro-social reality of the capitalist model of society. This implies not undertanding that the difficulties related to the precariousness of education are nothing more than the perverse consequences of the modelo f society we have.
Keywords: Ciências Sociais
Educação de Jovens e Adultos
Evasão Escolar
Social Sciences
Youth and Adult Education
School Evasion
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4298
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