Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4307
Title: As práticas de leitura como ferramenta de potencialização da aprendizagem escolar: estratégias e formas de conceber a leitura.
Other Titles: Reading practices as a tool for the potential of school learning: strategies and ways of conceiving reading.
???metadata.dc.creator???: LOPES, Eliete de Sousa
???metadata.dc.contributor.advisor1???: AMARAL, Maria Gerlaine Belchior
???metadata.dc.contributor.referee1???: FERREIRA, Joseane Abílio de Sousa
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques
Keywords: Leitura;Mediação pedagógica;Aprendizagem;Reading;Educational mediation;Learning
Issue Date: 7-Jul-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LOPES, Eliete de Sousa. As práticas de leitura como ferramenta de potencialização da aprendizagem escolar: estratégias e formas de conceber a leitura. 2018. 50 f. Monogrfaia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho teve por objeto de investigação a leitura dos alunos de uma escola do 5° ano na cidade de Aparecida PB. O objetivo geral desta pesquisa foi analisar a leitura como fator primordial para o processo de aprendizagem escolar no ensino fundamental. Os objetivos específicos foram: investigar a compreensão dos alunos sobre a leitura; diagnosticar o nível de leitura dos estudantes do 5º ano; identificar os progressos dos estudantes, no âmbito da leitura, alcançados durante a realização da investigação. Os procedimentos metodológicos adotados para coleta de dados foram: primeiramente um levantamento bibliográfico através de materiais impressos e busca na internet; num segundo momento realizou-se a pesquisa de campo em uma escola da rede municipal da cidade de Aparecida PB, no período de 08 de março a 20 de abril de 2018. Os instrumentos de coleta de dados utilizados para essa pesquisa foram o grupo focal e a observação participante. Os sujeitos da pesquisa foram 05 estudantes do Ensino Fundamental I. Foi procedida a análise de conteúdo a partir de uma abordagem do tipo qualitativa. Este estudo mostrou que a mediação pedagógica eficiente baseada nas teorias é um fator determinante para que a aprendizagem dos alunos fosse concretizada. Todavia, é preciso que essa mediação seja planejada, com metodologias direcionadas ao desenvolvimento integral do aluno. As vivências metodológicas realizadas durante a observação participante possibilitou-nos ratificar que atividades diversificadas contribuem de forma eficaz na melhoria do desempenho dos alunos no que concerne a aquisição do código escrito. Tal desempenho também é aprimorado a partir do contato frequente com variadas práticas de leitura. Ademais, conclui-se que, é necessário intensificar as práticas de leitura nas salas de aulas, através da mediação adequada do professor, visto que, este ato proporciona ao estudante o desenvolvimento da linguagem formal e, consequentemente sua criatividade e capacidade de posicionar-se sobre diversos assuntos, bem como a libertação de barreiras sociais que o impedem de se inserir na sociedade.
Abstract: The present study had as object of investigation the reading of the students of a school of the 5th year in the city of Aparecida PB. The specific objectives were: to investigate students' understanding of reading; diagnose the level of reading of 5th year students; to identify students' progress in reading during the course of the research. The methodological procedures adopted for data collection were: first a bibliographical survey through printed materials of the Internet search; In the second phase, the field research was carried out at a school in the municipal network of the city of Aparecida PB, from March 8 to April 20, 2018. The data collection instruments used for this research were the focus group and participant observation. The subjects of the research were 05 students of elementary school I. Content analysis was carried out from a qualitative approach. This study showed that efficient pedagogical mediation based on theories is a determining factor for students' learning to be realized. However, it is necessary that this mediation be planned, with methodologies directed to the integral development of the student. The methodological experiences made during the participant observation allowed us to confirm that diversified activities contribute in an effective way in improving students' performance in what concerns the acquisition of written code. Such performance is also improved by frequent contact with various reading practices. In addition, it is concluded that it is necessary to intensify the reading practices in the classrooms, through the appropriate mediation of the teacher, since, this act provides the student with the development of formal language and, consequently, their creativity and ability to position themselves on various issues, as well as the liberation of social barriers that prevent it from entering into society.
Keywords: Leitura
Mediação pedagógica
Aprendizagem
Reading
Educational mediation
Learning
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4307
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIETE DE SOUSA LOPES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfEliete de Sousa Lopes. Monografia Pedagogia. CFP 2018.484.21 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.