Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4313
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1LIMA, Maria Janete de-
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Janete dept_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5915176278735581pt_BR
dc.contributor.referee1AMARAL , Maria Gerlaine Belchior-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Edinaura Almeida de-
dc.description.resumoO trabalho tem a finalidade de investigar a leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. A escolha do tema justifica-se pelo fato de perceber a necessidade de estratégias que possam ajudar às crianças. È necessário saber escolher livros específicos para crianças que ajudem na criatividade, ensino e aprendizagem.. A pesquisa tem como objetivo geral: Analisar os processos de ensino–aprendizagem de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental. Específicos: Analisar as estratégias utilizadas para leitura em sala de aula; Caracterizar a metodologia usada pelos professores para ensinar a leitura aos alunos; Identificar os aspectos positivos que contribuem para o bom desempenho dos alunos na leitura. Buscamos na pesquisa, chegar a um entendimento da temática, assim dividindo o trabalho em três capítulos. No primeiro capítulo realizamos um estudo teórico sobre a leitura e sua respectiva influência na vida da criança. O segundo capítulo traz uma abordagem sobre os desafios que os professores enfrentam na sala de aula, destaca também a importância de se trabalhar com a leitura na escola, as várias estratégias de se trabalhar a leitura, que proporcionam possibilidades de se trabalhar várias atividades nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, pois os mesmos caracterizam-se como meio eficazes de desenvolvimento e socialização de saberes. No terceiro capítulo fizemos uma análise sobre a utilização da leitura na sala de aula, através das informações obtidas com a aplicação do questionário. A análise dos dados, isso se deu a partir dos estudos realizados na fundamentação teórica. Neste capítulo descrevemos o lugar da pesquisa sujeitos e os instrumentos da coleta de dados. Procedemos a analise dos dados fundamentados por vários autores os quais nos deram sustentação e embasamento teórico nas discussões. Finalizamos o estudo apresentando com as considerações finais e reflexões pertinentes que surgiram durante o processo de desenvolvimento da pesquisa e na análise de dados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleLeitura: uma reflexão sobre a prática dos educadores.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractThe work aims to investigate the reading in the early elementary school years. The choice of subject is justified by the fact realize the need for strategies that can help children. It is necessary to know how to choose specific books for children to help in the creativity, teaching and learning. The research has the general objective: To analyze the processes of teaching and learning of reading in the early elementary school years. Specific: To analyze the strategies used to reading in the classroom; Characterize the methodology used by teachers to teach reading to students; Identify the positive aspects that contribute to the performance of students in reading. We seek research, come to an understanding of the subject, thus dividing the work into three chapters. In the first chapter performed a theoretical study on reading and its influence on their child's life. The second chapter provides an approach to the challenges that teachers face in the classroom, also highlights the importance of working with reading in school, the various strategies to work reading, which provide opportunities to work with various activities in Years of primary school, as they are characterized as effective means of development and socialization of knowledge. In the third chapter we made an analysis on the use of reading in the classroom, through information obtained from the questionnaire. Data analysis, this came from studies in theoretical foundation. This chapter describes the place of the research subjects and instruments of data collection. Proceeded to analyze the data substantiated by several authors who have given us support and theoretical basis in discussions. We conclude this study presenting with relevant conclusions and reflections that emerged during the development process of the research and data analysis.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4313-
dc.date.accessioned2019-06-12T19:34:57Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T19:34:57Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectAnos Iniciaispt_BR
dc.subjectEducadorespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeachingpt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectEarly yearspt_BR
dc.subjectEducatorspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorRIBEIRO, Maria de Fátima Miranda-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeReading: a reflection on the practice of educators.pt_BR
dc.identifier.citationRIBEIRO, Maria de Fátima Miranda. Leitura: uma reflexão sobre a prática dos educadores. 2014. 35 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA DE FÁTIMA MIRANDA RIBEIRO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfMaria de Fátima Miranda Ribeiro. Monografia Pedagogia. CFP 2014.242.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.