Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDMARIANO, C. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3498735022026838pt_BR
dc.contributor.advisor1PEREIRA, Zildene Francisca-
dc.contributor.advisor1IDPEREIRA, Z. F.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6070714322224501pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Luisa de Marillac Ramos-
dc.contributor.referee2BORBA, Valéria Maria de Lima-
dc.description.resumoConsiderando a leitura como elemento fundamental para o processo de ensino e aprendizagem buscamos responder o seguinte questionamento: Como professores se formaram/formam leitores? Para tanto elaboramos os objetivos: analisar como professores, do 1º ano do Ensino Fundamental, se formaram/formam leitores; identificar a concepção de leitura de professores; refletir como professores trabalham a leitura em sala de aula e relacionar as práticas leitoras de professores a sua prática no ensino da leitura. Assim, o professor, como facilitador da aprendizagem é a pessoa central para despertar o gosto pela leitura de alunos no 1º ano do Ensino Fundamental. Vimos que a leitura é algo maior do que decifrar mecanicamente letras e frases descontextualizadas, pois a leitura proporciona autonomia, interação e criatividade por parte de quem lê e atribui significados. A pesquisa foi realizada com três professoras identificadas pelos nomes de Sol, Lua e Estrela, garantindo o anonimato das participantes. As professoras têm entre 25 e 37 anos, sendo duas que trabalham na cidade de Cajazeiras/PB e uma na cidade de Cachoeira dos Indios/PB. Na metodologia apresentamos o tipo de pesquisa, sujeitos, universo, instrumentos de coleta e análise. Por fim, vimos que o desenvolvimento do processo de leitura é fundamental na alfabetização e é imprescindível que não ocorra de forma mecânica. Desse modo, a escola deve proporcionar a melhoria, o desempenho e o gosto pela leitura entre as crianças, mas é preciso, antes de tudo, atentar-se para um ensino de leitura atrativa e significativa. Assim, vimos mediante as falas que é necessário que haja um ensino da leitura contextualizado e que leve em consideração que aprender a ler é um processo contínuo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleO professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender.pt_BR
dc.date.issued2014-
dc.description.abstractConsidering reading as fundamental to the process of teaching and learning element seek to answer the following question: How teachers formed / form readers? To elaborate both the objectives: to examine how teachers, the 1st year of elementary school, alumni / readers form; identify the conception of reading teachers; reflect how reading teachers work in the classroom and relate the readers practice their teachers practice the teaching of reading. So the teacher as facilitator of learning is the central person to awaken a taste for reading students in the 1st year of elementary school. We saw that reading is something greater than mechanically decoding letters and phrases decontextualized, because reading provides autonomy, interaction and creativity on the part of the reader and assigns meanings. The survey was conducted with three teachers identified by the names of Sun, Moon and Star, guaranteeing the anonymity of participants. The teachers are between 25 and 37 years, and two working in the city of Cajazeiras / PB and the city of Cachoeira dos Indios / PB. Methodology presented in the search type, subject, universe, collection instruments and analysis. Finally, we saw the development of the reading process is critical literacy is essential and that does not happen mechanically. Thus, the school must provide improvement, performance and taste for reading among children, but it is necessary, first of all, pay attention to teaching attractive and meaningful reading. Thus, we have seen through the lines that there needs to be contextualized teaching of reading and taking into consideration that learning to read is an ongoing process.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4315-
dc.date.accessioned2019-06-12T19:59:09Z-
dc.date.available2019-06-12-
dc.date.available2019-06-12T19:59:09Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeiturapt_BR
dc.subjectRelação professor e leiturapt_BR
dc.subjectFormação de leitorespt_BR
dc.subjectReadingpt_BR
dc.subjectTeacher and reading relationshippt_BR
dc.subjectTraining of readerspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorMARIANO, Cicera de Souza-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe teacher and his relationship with reading: re-meaning to learn.pt_BR
dc.identifier.citationMARIANO, Cicera de Souza. O professor e sua relação com a leitura: ressignificar para aprender. 2014. 57 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2014.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CICERA DE SOUZA MARIANO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2014.pdfCicera de Souza Mariano. Monografia Pedagogia. CFP 2014.360.28 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.