Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4331
Title: Impacto do projeto “Biblioteca saudável: prática de leitura na Unidade Básica de Saúde Nilson José de Souza” na comunidade do Cristo - Cajazeiras - PB.
Other Titles: Impact of the project "Healthy library: reading practice in the Basic Health Unit Nilson José de Souza "in the community of Christ- Cajazeiras- PB.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Maria Auxiliadora Nunes Albuquerque.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Hérica Paiva.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA, Jorgevaldo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SAUSA, Wanderley Alves de.
Keywords: Leitura - orientações e sugestões;Projetos de leitura;Prática de leitura - Unidade Básica de Saúde;Assistência médica - procedimentos realizados - orientações;Reading - guidelines and suggestions;Reading Projects;Reading practice - Basic Health Unit;Medical assistance - procedures performed - guidelines
Issue Date: 7-Dec-2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, Maria Auxiliadora Nunes Albuquerque. Impacto do projeto “Biblioteca saudável: prática de leitura na unidade básica de saúde Nilson José de Souza” na comunidade do Cristo - Cajazeiras - PB. 2015. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo avaliar o impacto causado pelo Projeto de Leitura: Biblioteca Saudável: prática de leitura na Unidade Básica de Saúde Nilson José de Souza, junto à comunidade do Cristo, em Cajazeiras, Paraíba. A finalidade do Projeto é levar informações para complementar as orientações dadas durante os procedimentos realizados junto aos usuários, ao buscar assistência médica, odontológica e de enfermagem. Nas atividades de leitura do Projeto, o gênero textual mais usado é o panfleto. Por se tratar de um gênero instrutivo, contém informações curtas, linguagem objetiva e de fácil compreensão, ideal ao objetivo do Projeto, considerando o espaço e o tempo destinados a essa prática. A partir do interesse dos usuários em obter informações, buscou-se, também, elencar figuras e a estas os temas subjacentes, na intenção de se saber dentre estes elementos, quais os de maior interesse para os usuários, assim como a receptividade do projeto pela comunidade. Para isso, foi aplicado um questionário com a finalidade de se levantar dados sobre as temáticas mais solicitadas nas discussões e leituras coletivas, e sobre a aceitação do Projeto. Os dados foram analisados quantitativamente por meio de gráficos e qualitativamente com base nas teorias da leitura e da semântica discursiva da semiótica greimasiana. As principais fontes de referência para este trabalho são as abordagens de Soares (2004, 2009) e Kleiman (1995, 2006, 2007), Oliveira (2010), Freire (2008, 2013) e Silva (1981), no que respeita ao texto e à leitura; Marcuschi (2002, 2008) e Bakhtin (2003) sobre os gêneros textuais; Castro (2013) e Cano (2010) sobre o panfleto; e Greimas (1979) sobre a semântica discursiva. Das análises, verificou-se que através da participação e opinião dos leitores, o Projeto de Leitura teve boa aceitação, foi impactante, atingindo o seu objetivo, despertando os cidadãos em sua criticidade, uma vez que os usuários buscaram realizar leituras, procurando conhecer mais sobre os problemas que os cercam, alterando positivamente seu comportamento, assim como, foi possível identificar os temas mais solicitados pelos usuários.
Abstract: This current research aims to evaluate the impact caused by the Reading Project Biblioteca Saudável: prática de leitura na Unidade Básica de Saúde Nilson José de Souza (Healthy Library: reading practice in the Basic Unity of Health Nilson José de Souza), with the community of Cristo, in Cajazeiras, Paraíba. The project‟s purpose is to bring informations to supplement the given guidances during the procedures performed with users, in search of medical, dental and nursing assistance. In the reading activities of the project, the most used genre is the pamphlet. Because it is an instructive genre, it contains short informations, objective and simple language, which is ideal to the project‟s goal, regarding the space and time devoted to this practice. From the users' interests in obtaining information, it sought also to list figures and these underlying issues to them, in an attempt to know among these elements, which are those of greatest interest to users, as well as the receptivity of the project by community. For this reason, a questionnaire was applied in order to collect data on the most requested themes in discussions and collective readings, and also on the acceptance of the project. Data were analyzed quantitatively through charts and qualitatively based on the reading theories and discourse semantics of greimasian semiotics. The main reference sources for this work are the approaches of Soares (2004, 2009) and Kleiman (1995, 2006, 2007), Oliveira (2010), Freire (2008, 2013) and Silva (1981), concerning the text and the reading; Marcuschi (2002, 2008) and Bakhtin (2003) on the genres; Castro (2013) and Cano (2010) on the pamphlet; and Greimas (1979) on the discourse semantics. From the analysis, it was found that through the participation and opinions of readers, the Reading Project obtained good acceptance, was impressive, reaching its goal, raising citizens in their critical ability, as users sought to take readings, seeking to know more about the problems surrounding, positively changing their behavior, as well as it was possible to identify the most requested themes by users.
Keywords: Leitura - orientações e sugestões
Projetos de leitura
Prática de leitura - Unidade Básica de Saúde
Assistência médica - procedimentos realizados - orientações
Reading - guidelines and suggestions
Reading Projects
Reading practice - Basic Health Unit
Medical assistance - procedures performed - guidelines
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4331
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA AUXILIADORA NUNES ALBUQUERQUE LIMA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2015.pdfMaria Auxiliadora Nunes Albuquerque Lima. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2015.1.24 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.