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Title: "A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão.
Other Titles: "The hour of the people in the tv": analysis of the discourse of a "popular" experience of television.
???metadata.dc.creator???: BARROSO, Fernando Luiz Alves.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CAVALCANTI, Cláudio Antônio de Vasconcelos.
???metadata.dc.contributor.referee2???: BRAGA, Ubiracy de Souza.
Keywords: Sociologia Rural;Televisão Popular;Meios de Comunicação de Massa;Mídia Televisiva - Campina Grande;Programas de Televisão;TV Borborema;Rural Sociology;Popular Television;Mass Media;Television Media - Campina Grande;Television Programs
Issue Date: Jun-1996
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: BARROSO, Fernando Luiz Alves. "A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão. 1996. 291f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1996.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação tem como tema o discurso predominante, a partir do ano de 1991, na TV Borborema de Campina Grande, Paraíba. Este discurso fundava-se na adoção, por aquela emissora, do lema "TV da terra " e na criação dos programas "A Hora do Povo na TV" e "Debate na TV". Através do discurso da "TV da terra " e dos referidos programas, a TV Borborema tentava distinguir-se como "televisão popular" no espaço da mídia eletrônica local. Esta abordagem rompe com as perspectivas teórico-metodológicas orientadas pela idéia de veiculação "ideologizada" do "popular " pelos "meios de comunicação de massa". Ao invés de aceitar que aquele discurso fosse um mascaramento sobre o "verdadeiro popular" para produzir a alienação e negar a luta de classes, este trabalho pressupõe que o "popular" da TV Borborema corresponde a uma verdade - entre outras - efetivamente presente â realidade social. Assim, colocou-se a necessidade de entender qual o "popular" eleito pela TV Borborema e as condições da veiculação do discurso relativo a este "popular" pela emissora.
???metadata.dc.description.resume???: La présente thèse a pour thème le discours prédominant, depuis 1991, à la télévision Borborema de Campina Grande, Paraíba. Ce discours reposait sur l'adoption par ce radiodiffuseur de la devise "Earth TV" et la création des programmes "People's Hour on TV" et "Debate on TV". À travers le discours et les programmes "Earth TV", Borborema TV a tenté de se distinguer en tant que "télévision populaire" dans l’espace des médias électroniques locaux. Cette approche rompt avec les perspectives théorico-méthodologiques guidées par l'idée d'une publicité "idéologisée" du "populaire" par les "médias de masse". Au lieu d'accepter que ce discours masquait le "vrai populaire" pour produire l'aliénation et nier la lutte des classes, cet ouvrage présuppose que la "populaire" Borborema TV correspond à une vérité - entre autres - réellement présente à la réalité développement social. Il était donc nécessaire de comprendre le "populaire" choisi par TV Borborema et les conditions de diffusion du discours relatif à ce "populaire" par le diffuseur.
Keywords: Sociologia Rural
Televisão Popular
Meios de Comunicação de Massa
Mídia Televisiva - Campina Grande
Programas de Televisão
TV Borborema
Rural Sociology
Popular Television
Mass Media
Television Media - Campina Grande
Television Programs
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4333
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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