Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4333
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDBARROSO, F. L. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1600836631626378pt_BR
dc.contributor.advisor1ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.-
dc.contributor.advisor1IDALBUQUERQUE JÚNIOR, D. M.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7585947992338412pt_BR
dc.contributor.referee1CAVALCANTI, Cláudio Antônio de Vasconcelos.-
dc.contributor.referee2BRAGA, Ubiracy de Souza.-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como tema o discurso predominante, a partir do ano de 1991, na TV Borborema de Campina Grande, Paraíba. Este discurso fundava-se na adoção, por aquela emissora, do lema "TV da terra " e na criação dos programas "A Hora do Povo na TV" e "Debate na TV". Através do discurso da "TV da terra " e dos referidos programas, a TV Borborema tentava distinguir-se como "televisão popular" no espaço da mídia eletrônica local. Esta abordagem rompe com as perspectivas teórico-metodológicas orientadas pela idéia de veiculação "ideologizada" do "popular " pelos "meios de comunicação de massa". Ao invés de aceitar que aquele discurso fosse um mascaramento sobre o "verdadeiro popular" para produzir a alienação e negar a luta de classes, este trabalho pressupõe que o "popular" da TV Borborema corresponde a uma verdade - entre outras - efetivamente presente â realidade social. Assim, colocou-se a necessidade de entender qual o "popular" eleito pela TV Borborema e as condições da veiculação do discurso relativo a este "popular" pela emissora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.title"A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão.pt_BR
dc.date.issued1996-06-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4333-
dc.date.accessioned2019-06-13T16:34:08Z-
dc.date.available2019-06-13-
dc.date.available2019-06-13T16:34:08Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectSociologia Rural-
dc.subjectTelevisão Popular-
dc.subjectMeios de Comunicação de Massa-
dc.subjectMídia Televisiva - Campina Grande-
dc.subjectProgramas de Televisão-
dc.subjectTV Borborema-
dc.subjectRural Sociology-
dc.subjectPopular Television-
dc.subjectMass Media-
dc.subjectTelevision Media - Campina Grande-
dc.subjectTelevision Programs-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorBARROSO, Fernando Luiz Alves.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"The hour of the people in the tv": analysis of the discourse of a "popular" experience of television.pt_BR
dc.relation"A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão.pt_BR
dc.identifier.citationBARROSO, Fernando Luiz Alves. "A Hora do Povo na TV": análise do discurso de uma experiência "popular" de televisão. 1996. 291f. (Dissertação de Mestrado em Sociologia Rural), Curso de Mestrado em Sociologia Rural, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba - Campina Grande - PB - Campus II - Brasil, 1996. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4333pt_BR
dc.description.resumeLa présente thèse a pour thème le discours prédominant, depuis 1991, à la télévision Borborema de Campina Grande, Paraíba. Ce discours reposait sur l'adoption par ce radiodiffuseur de la devise "Earth TV" et la création des programmes "People's Hour on TV" et "Debate on TV". À travers le discours et les programmes "Earth TV", Borborema TV a tenté de se distinguer en tant que "télévision populaire" dans l’espace des médias électroniques locaux. Cette approche rompt avec les perspectives théorico-méthodologiques guidées par l'idée d'une publicité "idéologisée" du "populaire" par les "médias de masse". Au lieu d'accepter que ce discours masquait le "vrai populaire" pour produire l'aliénation et nier la lutte des classes, cet ouvrage présuppose que la "populaire" Borborema TV correspond à une vérité - entre autres - réellement présente à la réalité développement social. Il était donc nécessaire de comprendre le "populaire" choisi par TV Borborema et les conditions de diffusion du discours relatif à ce "populaire" par le diffuseur.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
FERNANDO LUIZ ALVES BARROSO - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 1996.pdfFernando Luiz Alves Barroso Dissertação - PPGCS CH 199634.78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.