Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4337
Title: Frankenstein em HQ na Escola Pública.
Other Titles: Frankenstein in HQ at Public School.
???metadata.dc.creator???: SILVIA, Sâmea Damásio do Mota.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SANTOS, Maria de Lourdes Dionizio.
Keywords: Leitura;História em quadrinhos;Literatura clássica - adaptação;Reading;Comic;Classical Literature - adaptation
Issue Date: 2015
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SILVA, Sâmea Damásio da Mota. Frankenstein em HQ na escola pública. 2015. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.
???metadata.dc.description.resumo???: As crescentes estratégias governamentais de incentivo à leitura em nosso país não foram suficientes para despertar em nossos jovens o interesse pela literatura clássica. O clássico é aqui compreendido como instrumento de ampliação do conhecimento de mundo, de emancipação e desenvolvimento da maturidade linguística. Entre as estratégias de incentivo destacamos as adaptações dos clássicos em histórias em quadrinhos (HQ), aceitas atualmente com bons olhos pelas instituições de ensino e pela sociedade. Amparada em Moraes et. al. (2013), Coelho (2000), Hutcheon (2013), Machado (2009) entre outros, esta pesquisa monográfica visa discutir e analisar qualitativamente a adaptação em HQ da obra literária “Frankenstein” de Mary Shelley, distribuída pelo MEC para as bibliotecas públicas do país, destacando as relações entre imagem e texto verbal nas adaptações e a disseminação das HQs no universo infantojuvenil a fim de verificar como a adaptação é apresentada ao jovem leitor.
Abstract: Increasing government strategies to encourage reading in our country were not enough to awaken young people interest in classical literature. Classic books are here understood as an extension tool of world knowledge, emancipation and development of linguistic maturity. Among the strategies were adaptations of classic books into comics, currently accepted favorably by the institutions and society. Supported by Moraes. al. (2013), Rabbit (2000), Hutcheon (2013), Machado (2009) among others, this monographic research aims to discuss and qualitatively analyze the adaptation of the literary work "Frankenstein" by Mary Shelley into comics, distributed by MEC to Brazilian public libraries, highlighting the relationships between image and verbal text in adaptations and the spread of comics in the universe of chidren’s literature aiming to see how adaptations of classic books are presented to the young reader.
Keywords: Leitura
História em quadrinhos
Literatura clássica - adaptação
Reading
Comic
Classical Literature - adaptation
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4337
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SÂMEA DAMÁSIO MOTA SILVA. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA.2015.pdfSâmea Damásio da Mota Silva. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa.2015.2.34 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.