Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4338
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, B. N.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4520972780665892pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Jorgevaldo de Souza.
dc.contributor.advisor1IDSILVA, J. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4839768107713545pt_BR
dc.contributor.referee1SOUSA , José Wanderley Alves de.
dc.contributor.referee2LIMA ARRAIS , Maria Nazareth.
dc.description.resumoO livro didático, doravante LD, é de fundamental importância para o ensino em sala de aula, pois ele é o instrumento básico do ensino. Nesse trabalho será realizada uma análise do LD e sobre como se dá a abordagem sobre o tratamento da variação linguística na perspectiva sociolinguística. Com isso, objetivamos propor uma discussão sobre a importância de se trabalhar o fenômeno da variedade de níveis linguísticos em sala de aula, por meio de um estudo teórico-analítico do LD de língua portuguesa. Tendo em vista, o ensino tradicional que privilegia a norma-padrão na escola, que a todo tempo está sendo abordada nas aulas de língua portuguesa direcionadas apenas para a memorização mecânica de regras gramaticais, estigmatizando as variedades linguísticas, que é comentada de maneira resumida, o que consequentemente reforça o preconceito linguístico sobre aluno frente à diversidade linguística presente na sociedade. A realização desse trabalho se deu por estudo teórico- analítico de cunho qualitativo com ajuda dos pressupostos teóricos de Amaral (2013), Alkmim (2001), Bagno (1999, 2013, 2007), Martelotta (2009), Martins (2014), Orlandi (2006), PCN (1998), Tarallo (2005) e entre outros. Nosso enfoque se deu sobre a proposta metodológica do livro Novas Palavras, de Amaral et all (2013, p. 162-190), em comparação com a proposta curricular que aborda o fenômeno da variação, para avaliarmos se essa temática está exposta de forma adequada ou se reforça o preconceito linguístico. Dessa forma o docente para assumir uma postura inovadora, deve ter uma boa formação e um amplo conhecimento da sociolinguística, e procurar pesquisar outros meios e materiais de ensino para lhe ajudar nessa tarefa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleA Sociolingüística e o Livro Didático: Uma Análise da Variação Lingüística.pt_BR
dc.date.issued2015-12-07
dc.description.abstractThe didactic book, from now on DB, it is fundamental importance to the teaching in the class, because it is the basic instrument of the teaching. In this work, it will be held an analysis of the DB and its approach about the treatment of linguistic variety in the sociolinguistic perspective. Along with, we aim to propose a discussion about of the importance of working the phenomenon of the variety of the linguistic levels in the class, through of analytical theoretical study of the DB of the Portuguese language. With a view, the traditional teaching which favours the standard rules in the school, that all the time is being approached in the Portuguese Language classes, directed only to the rote memorization of the grammar rules, stigmatizing the linguistic variety commented in a brief what therefore reinforces the linguistic preconception about the student face to linguistic diversity in the society. To carry out this work, was possible by analytical theoretical study, of qualitative nature with the help of the theoretical assumption of Amaral (2013), Alkmim (2001), Bagno (1999, 2013, 2007), Martelotta (2009), Martins (2014), Orlandi (2006), PCN (1998), Tarallo (2005) among others. Our focus occurred on methodological proposal of the book “Novas Palavras” by Amaral etall (2013, p. 162-190), comparing with curriculum proposal, which approach the phenomenon of the variety of the linguistic, to evaluate if thematic it is exposed appropriately or if it reinforce the linguistic preconception. In this way, to teacher takes an innovative position, he should have a good formation and a great knowledge about the sociolinguistic and seek research other means and teaching materials to help them in this task.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4338
dc.date.accessioned2019-06-13T17:34:42Z
dc.date.available2019-06-13
dc.date.available2019-06-13T17:34:42Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSociolinguísticapt_BR
dc.subjectVariedades linguísticapt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectTextbookpt_BR
dc.subjectSociolinguisticspt_BR
dc.subjectLinguistic varietiespt_BR
dc.subjectPortuguese languagept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Beatriz Nunes dos.
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSociolinguistics and the Didactic Book: An Analysis of Variation Linguistics.pt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, Beatriz Nunes dos. A Sociolinguística e o Livro Didático: uma análise da variação linguística. 2015. 42 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2015.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BEATRIZ NUNES DOS SANTOS. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2015.pdfBeatriz Nunes dos Santos. TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2015.367.07 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.