Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
Title: Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.
Other Titles: Mediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics.
???metadata.dc.creator???: CAVALCANTE, Eliane Pereira
???metadata.dc.contributor.advisor1???: LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA , Hérica Paiva
???metadata.dc.contributor.referee2???: SILVA , Abdoral Inácio da
Keywords: Leitura - ensino;Sociolinguística interacional;Mediação pedagógica;Estratégias pedagógicas;Reading - teaching;Interactive sociolinguistics;Educational mediation;Pedagogical strategies
Issue Date: 18-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: CAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula.
Abstract: The present work aims to analyze, by the Interaction Sociolinguistics perspective, the pedagogical meditation in reading events in the classroom as teaching strategy. For undertake such investigation, we seek to embass this work in the theoretical-methodological perspective of the Sociolinguística Interactionist from Ribeiro & Garcez (2002), directed to school, especially with Bortoni-Ricardo (2012). We use the observation as research method and as research instrument an observation sheet of classes that were recorded in audio, and posteriorly transcripts and analyzed, constituting the corpus which served as the basis for the analysis of the contextual clues and verbal frames that emerged during the reading events in a class of the 8th year of Elementary School. The results showed that the use of pedagogical strategies in the interactive and dynamic process of the classroom can provide a more meaningful learning of reading through positive interventions of the teacher. We found that the mediation carried out by the teacher was predominantly positive, since it adequately directed the discussions to the theme proposed for class.
Keywords: Leitura - ensino
Sociolinguística interacional
Mediação pedagógica
Estratégias pedagógicas
Reading - teaching
Interactive sociolinguistics
Educational mediation
Pedagogical strategies
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE PEREIRA CAVALCANTE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfEliane Pereira Cavalcante. TCC. Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa. 2017.525.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.