Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCAVALCANTE, E. P.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5609086530009485pt_BR
dc.contributor.advisor1LIMA ARRAIS, Maria Nazareth de
dc.contributor.advisor1IDLIMA, Maria Nazareth de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8646917365525968pt_BR
dc.contributor.referee1PEREIRA , Hérica Paiva
dc.contributor.referee2SILVA , Abdoral Inácio da
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo analisar, sob a perspectiva da Sociolinguística Interacional, a mediação pedagógica em eventos de leitura em sala de aula como estratégia de ensino. Para empreendermos tal investigação, procuramos embasar este trabalho na perspectiva teórico-metodológica da Sociolinguística Interacionista de Ribeiro & Garcez (2002), direcionada para a escolar, especialmente com Bortoni-Ricardo (2012). Utilizamos a observação como método de pesquisa e como instrumento de pesquisa uma ficha de observação das aulas que foram gravadas em áudio, e posteriormente transcritas e analisadas, constituindo o corpus que serviu de base para as análises das pistas de contextualização e dos enquadres verbais que emergiram durante os eventos de leitura em uma turma do 8º ano do Ensino Fundamental. Os resultados obtidos apontaram que a utilização das estratégias pedagógicas no processo interativo e dinâmico da sala de aula pode propiciar uma aprendizagem mais significativa da leitura através de intervenções positivas do(a) docente. Constatamos que a mediação realizada pelo professor foi predominantemente positiva, uma vez que direcionou adequadamente as discussões para o tema proposto para aula.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqLetras - Língua Portuguesa.pt_BR
dc.titleMediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional.pt_BR
dc.date.issued2017-04-18
dc.description.abstractThe present work aims to analyze, by the Interaction Sociolinguistics perspective, the pedagogical meditation in reading events in the classroom as teaching strategy. For undertake such investigation, we seek to embass this work in the theoretical-methodological perspective of the Sociolinguística Interactionist from Ribeiro & Garcez (2002), directed to school, especially with Bortoni-Ricardo (2012). We use the observation as research method and as research instrument an observation sheet of classes that were recorded in audio, and posteriorly transcripts and analyzed, constituting the corpus which served as the basis for the analysis of the contextual clues and verbal frames that emerged during the reading events in a class of the 8th year of Elementary School. The results showed that the use of pedagogical strategies in the interactive and dynamic process of the classroom can provide a more meaningful learning of reading through positive interventions of the teacher. We found that the mediation carried out by the teacher was predominantly positive, since it adequately directed the discussions to the theme proposed for class.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4342
dc.date.accessioned2019-06-13T19:25:57Z
dc.date.available2019-06-13
dc.date.available2019-06-13T19:25:57Z
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectLeitura - ensinopt_BR
dc.subjectSociolinguística interacionalpt_BR
dc.subjectMediação pedagógicapt_BR
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt_BR
dc.subjectReading - teachingpt_BR
dc.subjectInteractive sociolinguisticspt_BR
dc.subjectEducational mediationpt_BR
dc.subjectPedagogical strategiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCAVALCANTE, Eliane Pereira
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMediation and reading: an analysis of pedagogical strategies in the light of Interaction sociolinguistics.pt_BR
dc.identifier.citationCAVALCANTE, Eliane Pereira. Mediação e leitura: uma análise das estratégias pedagógicas à luz da sociolinguística interacional. 2017. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ELIANE PEREIRA CAVALCANTE. TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA 2017.pdfEliane Pereira Cavalcante. TCC. Licenciatura em Letras Língua - Portuguesa. 2017.525.71 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.