Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4343
Title: Formação de leitores e questões de gênero através dos Mangás Shonen e Shoujo.
Other Titles: Training of readers and gender issues through Shonen and Shoujo Mantras.
???metadata.dc.creator???: HOLANDA, Winnie Rodrigues.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: QUEIROGA, Marcílio Garcia de.
???metadata.dc.contributor.advisor-co1???: MEDEIROS, Lígia Regina Calado de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MEDEIROS , Lígia Regina Calado de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA , Elri Bandeira de.
Keywords: Formação de leitores;Histórias em quadrinhos;Mangá;Questões de Gênero;Training of readers;Comics;Mango;Gender Issues
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: HOLANDA, Winnie Rodrigues. Formação de leitores e questões de gênero através dos Mangás Shonen e Shoujo. 2018. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho se propõe a apresentar o mangá como uma ferramenta efetiva tanto para a formação de leitores, quanto para a discussão de questões relacionadas à representação do masculino e do feminino para o trabalho de leitura com o público infanto-juvenil. O ponto de partida são textos que apontam as dificuldades enfrentadas por estudantes e professores no que se refere à leitura em sala de aula. Ao mesmo tempo, apresenta-se um novo olhar cultural, o oriental, pouco explorado em salas de aula, ainda que o gênero textual mangá seja de grande alcance em todo o mundo. O texto em quadrinhos apresenta um diferencial aos alunos, pois torna a leitura mais atrativa ao mesclar a presença dos textos verbal e não-verbal, que contribuem para um olhar mais atento e curioso aos detalhes. O trabalho também apresenta a relação do mangá com os estudos das questões de gênero, partindo da divisão entre o Shonen Mangá e o Shoujo Mangá, e focando na representação feminina nas histórias em quadrinhos orientais, tanto no quesito de construção do texto, relacionado às personagens e como são apresentadas, quanto no que diz respeito à conquista de espaço das escritoras em um meio predominantemente masculino: o da produção de mangás.
Abstract: This work is presented as a model of a more effective task both for the formation of readers and for the task of representing the masculine and feminine journey without the reading work of the young adultpublic. The starting point are the texts that point out how the difficulties faced by students and teachers who do not agree with the reading of the classroom. "Even in time, it presents a new cultural view, the Eastern one, little explored in classrooms, although the mangagenre is of wide reach throughout the world. The comic book presents a differential to the students, because it makes a more present reading to blend the presence of verbal and nonverbal texts, which contribute to a more attentive and curious look at the details.The work also presents a working relationship with the students of gender issues, starting from the division between ShonenManga and the ShoujoManga, and focusing on the presentation in the oriental comics, both in terms of the construction of the text, as in the characters and how they are about what to do in a predominantly male medium: that of manga production.
Keywords: Formação de leitores
Histórias em quadrinhos
Mangá
Questões de Gênero
Training of readers
Comics
Mango
Gender Issues
???metadata.dc.subject.cnpq???: Letras - Língua Portuguesa.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4343
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa CFP

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
WINNIE RODRIGUES HOLANDA - TCC. LICENCIATURA EM LETRAS - LÍNGUA PORTUGUESA. 2018.pdfWinnie Rodrigues Cavalcante - TCC. Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa. 2018.1.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.