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Title: Espelho de Narciso: a subjetividade, o cenário e o imaginário dos anos 80 e a construção da imagem do caçador de marajás através da mídia e da publicidade.
Other Titles: Mirror of Narcissus: the subjectivity, the scenery and the imaginary of the 80's and the construction of the image of the hunter of marajás (literally: hunter of overpaid bureaucrats) through the media and publicity - Brazil.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Ramilton Marinho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FIGUEIREDO, Marcus Faria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Aécio Cândido de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DINIZ, Ariosvaldo da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee4???: VASCONCELOS, Lúcio Flávio de.
Keywords: Opinião Pública - Influência;Fernando Collor de Melo;Caçador de Marajás;Construção de Imagem - Mídia e Publicidade;Mídia e Publicidade;Cultura Narcíseca;Espelho de Narciso;Comunicações Imagéticas;Imaginário Popular e Mídia;Narcisismo;Marketing Político;Image and Video Hosting Services;Mídia e Escolha Política;Influência da Publicidade - Eleições;Influence of Advertising - Elections
Issue Date: May-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Ramilton Marinho. Espelho de Narciso: a subjetividade, o cenário e o imaginário dos anos 80 e a construção da imagem do caçador de marajás através da mídia e da publicidade. 2004. 892f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004. Disponível em : http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4353
???metadata.dc.description.resumo???: A consolidacao de uma nova subjetividade e cultura narciseca foi resultante de um conjunto de transformacoes ocorridas no interior do grupo familiar, nos modos de vida tradicionais, nas recentes imbricacoes entre a esfera publica e privada no Brasil e foi resultante, sobretudo, das novas formas de socializacao, incluindo a midia e a publicidade, onde o desejo passou a ser produzido e direcionado por meio de comun'rcacoes imageticas, sedutoras e emocionais, criando novas demandas afetivas e simbolicas. E a imagem do Cacador de Marajas foi construida pela midia e pela publicidade como resposta a estas demandas, procurando resolver no campo politico as faltas do cotidiano, catalisando e mobilizando a emocao do publico atraves do drama e do espetaculo erguidos em torno da personalidade de Collor de Mello. A construcao da imagem do Cacador de Marajas foi feita com referencias constantes ao Cenario e ao Imaginario da decada de 80, com todos os seus medos, mitos e fantasias.
Abstract: The consolidation of a new subjectivity and a narcissistic culture were the results of a group of transformations that occurred in the core of the familiar unity, in its traditional ways of life, and in the recent imbrications between the public and the private sphere in Brazil. They were also, especially, where desire started to be produced and directed through emotional e seducing images, creating new affective and symbolic needs. As a response to these needs the image of the "Cacador de Marajas" (literally: Hunter of Overpaid Bureaucrats ) was created by the media and publicity. It tried do solve in the political field what was missing in the quotidian life, catalyzing and mobilizing the audience's emotion through drama and show around the personality of brazilian president Collor de Mello. The construction of this Hunter-of-Overpaid-Bureaucrats image was made with constant references to the scenery and the imaginary of the 80"s with all its fears, myths, and fantasies.
Keywords: Opinião Pública - Influência
Fernando Collor de Melo
Caçador de Marajás
Construção de Imagem - Mídia e Publicidade
Mídia e Publicidade
Cultura Narcíseca
Espelho de Narciso
Comunicações Imagéticas
Imaginário Popular e Mídia
Narcisismo
Marketing Político
Image and Video Hosting Services
Mídia e Escolha Política
Influência da Publicidade - Eleições
Influence of Advertising - Elections
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
Ciência Política.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4353
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

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