Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4353
Title: Espelho de Narciso: A subjetividade, o cenário e o imaginário dos anos 80 e a construção da imagem do caçador de marajás através da mídia e da publicidade.
Other Titles: Mirror of Narcissus: The subjectivity, the scenery and the imaginary of the 80's and the construction of the image of the hunter of Marajás (literally: hunter of overpaid bureaucrats) through the media and publicity - Brazil.
???metadata.dc.creator???: COSTA, Ramilton Marinho.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.
???metadata.dc.contributor.referee1???: FIGUEIREDO, Marcus Faria.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUZA, Aécio Cândido de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: DINIZ, Ariosvaldo da Silva.
???metadata.dc.contributor.referee4???: VASCONCELOS, Lúcio Flávio de.
Keywords: Opinião pública - influência;Fernando Collor de Melo;Caçador de Marajás;Construção de imagem - mídia e publicidade;Mídia e publicidade;Cultura Narcíseca;Espelho de Narciso;Comunicações imagéticas;Imaginário popular e mídia;Narcisismo;Marketing político;Image and video hosting services;Mídia e escolha política;Influência da publicidade - eleições;Influence of advertising - elections
Issue Date: May-2004
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: COSTA, Ramilton Marinho. Espelho de Narciso: A subjetividade, o cenário e o imaginário dos anos 80 e a construção da imagem do caçador de marajás através da mídia e da publicidade. 2004. 892f. (Tese de Doutorado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2004.
???metadata.dc.description.resumo???: A consolidacao de uma nova subjetividade e cultura narciseca foi resultante de um conjunto de transformacoes ocorridas no interior do grupo familiar, nos modos de vida tradicionais, nas recentes imbricacoes entre a esfera publica e privada no Brasil e foi resultante, sobretudo, das novas formas de socializacao, incluindo a midia e a publicidade, onde o desejo passou a ser produzido e direcionado por meio de comun'rcacoes imageticas, sedutoras e emocionais, criando novas demandas afetivas e simbolicas. E a imagem do Cacador de Marajas foi construida pela midia e pela publicidade como resposta a estas demandas, procurando resolver no campo politico as faltas do cotidiano, catalisando e mobilizando a emocao do publico atraves do drama e do espetaculo erguidos em torno da personalidade de Collor de Mello. A construcao da imagem do Cacador de Marajas foi feita com referencias constantes ao Cenario e ao Imaginario da decada de 80, com todos os seus medos, mitos e fantasias.
Keywords: Opinião pública - influência
Fernando Collor de Melo
Caçador de Marajás
Construção de imagem - mídia e publicidade
Mídia e publicidade
Cultura Narcíseca
Espelho de Narciso
Comunicações imagéticas
Imaginário popular e mídia
Narcisismo
Marketing político
Image and video hosting services
Mídia e escolha política
Influência da publicidade - eleições
Influence of advertising - elections
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais.
Ciência Política.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4353
Appears in Collections:Doutorado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAMILTON MARINHO COSTA - TESE PPGCS 2004..pdfRamilton Marinho Costa - Tese PPGCS 2004.161.88 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.