Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDDUARTE, J. S. L.pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Filipe Gervásio Pinto da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, F. G. P.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1247110298738243pt_BR
dc.contributor.referee1SILVA, Luiz Antônio Coelho da.-
dc.contributor.referee2SILVA, Isaac Alexandre da.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursogestaopublicaCDSA.2018.tccartigo.duarte-
dc.description.resumoEsse trabalho trata das relações escola-comunidade no processo de construção da gestão Democrática em uma Escola Municipal de Sumé. Tem como objetivo geral compreender as relações entre gestão e comunidade escolar na construção da gestão democrática e como objetivos específicos identificar e caracterizar as Instâncias de democratização de gestão; analisar as estratégias utilizadas pela gestão no processor gestor; identificar as estratégias utilizadas pela comunidade no processo participativo junto à gestão escolar e relacionar as estratégias tanto da gestão como da comunidade com o funcionamento destas instâncias de democratização. A abordagem metodológica é de Pesquisa Qualitativa, tendo como instrumentos de coleta de dados a análise documental e entrevistas semiestruturadas com gestora, professora e membros da comunidade escolar. Os dados sinalizam para gradual de um diálogo entre gestão escolar e comunidade, envolvimento da gestão com o Projeto Político Pedagógico e Conselho Escolar, mas também um silenciamento da participação estudantil e poucas estratégias de envolvimento da comunidade escolar na escola.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqGestão Pùblica.pt_BR
dc.titleProcessos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB.pt_BR
dc.date.issued2018-03-15-
dc.description.abstractThis work deals with school-community relations in the process of building Democratic management in a Municipal School of Sumé. Its general objective is to understand the relationship between management and school community in the construction of democratic management and as specific objectives identify and characterize the instances of democratization of management; analyze the strategies used by management in the processor manager; identify the strategies used by the community in the participatory process with school management and relate the strategies of both management and community to the functioning of these instances of democratization. The methodological approach is of Qualitative Research, having as instruments of data collection the documentary analysis and semi-structured interviews with manager, teacher and members of the school community. The data points to a gradual dialogue between school and community management, management involvement with the Political Pedagogical Project and School Board, but also a silencing of student participation and few strategies for involving the school community in school.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368-
dc.date.accessioned2019-06-15T18:44:30Z-
dc.date.available2019-06-15-
dc.date.available2019-06-15T18:44:30Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectInteração escola comunidadept_BR
dc.subjectRelação escola e comunidadept_BR
dc.subjectEducação básicapt_BR
dc.subjectEscola e comunidadept_BR
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectParticipação da comunidade na escolapt_BR
dc.subjectGestão democrática da escolapt_BR
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectSchool and community interactionpt_BR
dc.subjectSchool and communitypt_BR
dc.subjectCommunity involvement in schoolpt_BR
dc.subjectDemocratic management of the schoolpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorDUARTE, Joseane da Silva Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeIntegration processes between school and community in a municipal school in the city of Sumé - PB.pt_BR
dc.identifier.citationDUARTE, Joseane da Silva Lima. Processos de integração entre escola e comunidade em uma escola municipal na cidade de Sumé - PB. 2018. 38f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4368pt_BR
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JOSEANE DA SILVA LIMA DUARTE - TCC GESTÃO PÚBLICA 2018..pdfJoseane da Silva Lima Duarte - TCC Gestão Pública 2018.447.26 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.