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Title: Consumo religioso e do sagrado: “usos e táticas” de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD.
Other Titles: Religious and sacred consumption: "uses and tactics" of believers in relation to the symbolic products of the IURD.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Kielce Marne Silva de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: GUERRA SOBRINHO, Lemuel Dourado.
???metadata.dc.contributor.referee1???: BATISTA , Mércia Rejane Rangel.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LEÓN, Adriano de.
Keywords: Consumo Religioso;Neopentecostalismo;Táticas;Mercado Religioso;Religião e Sociedade;Religious Consumption;Neopentecostalism;Tatics;Religious Market;Religion and Society
Issue Date: Aug-2009
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, K. M. S. de. Consumo religioso e do sagrado: “usos e táticas” de fiéis em relação aos produtos simbólicos da IURD. 2009. 123f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2009.
???metadata.dc.description.resumo???: Esta dissertação focaliza o consumo de religião na contemporaneidade, a partir da análise de experiências de consumo religioso de participantes da IURD. Duas perspectivas teóricas foram utilizadas: (1) a contribuição de Bourdieu (1982/ 1999/2004) segundo a qual o campo religioso pode ser analisado como um espaço comparável ao mercado econômico, com seu comércio de símbolos; as igrejas e movimentos religiosos enquanto empresas produtoras de bens simbólicos; (2) a teoria do consumo, de Certeau (2002), com seus conceitos de usos, táticas e leituras múltiplas, realizadas pelos consumidores de religião, que representam manipulações simbólicas de elementos cúlticos disponibilizados pela IURD. Em termos de metodologia, utilizamos como estratégias de coleta de dados a realização de observação dos rituais nas reuniões da IURD e de entrevistas com fiéis, selecionados de forma casual em templos da referida igreja em Campina Grande, Paraíba. Dentre as principais conclusões a que chegamos, destacamos as seguintes: (1) o relacionamento dos fiéis/consumidores com o sagrado rompe as “barreiras” do institucionalmente proposto; (2) os consumidores de religião atuam enquanto autores de uma leitura da IURD e de seus produtos religiosos, demonstrando um misto de passividade e de não passividade no ato de consumir os produtos disponibilizados pela instituição analisada.
Abstract: This dissertation focuses the consumption of religion in contemporaneity, through the analysis of consumption experiences of individuals who participate in the Igreja Universal do Reino de Deus - IURD (Universal Church of the Kingdom of God). We used two theoretical perspectives: (1) the contribution of Bourdieu (1982;1999), according to which the religious field can be analyzed in terms of an economic market, with its commercialization of symbolic products; (2) the consumption theory as elaborated by Certeau (2002), with his concepts of uses, tatics and multiple readings carried out by religion consumers, which mean symbolic manipulation of cultic elements offered by the IURD. Regarding to the methodology, we used as data collection strategies the direct observation of IURD meetings and interviews with a non-randomic sample of the IURD’s members in Campina Grande, Paraíba, Brazil. Among the main outcomes of our work we point out the following: (1) the relationship of religions consumers with the sacred overwhelms the institutional borders; (2) the religions consumers act as creative readers of symbols and cultic elements offered by the IURD, showing a mix of passivity and non passivity in their consumption of products offered by the institution we analyzed.
Keywords: Consumo Religioso
Neopentecostalismo
Táticas
Mercado Religioso
Religião e Sociedade
Religious Consumption
Neopentecostalism
Tatics
Religious Market
Religion and Society
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Sociais
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4372
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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