Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4383
Title: Percepção dos servidores sobre a importância da implantação da Ouvidoria Pública Municipal de Monteiro - Paraíba.
Other Titles: Perception of the servers on the importance of the implementation of the Municipal Public Ombudsman of Monteiro - Paraíba.
???metadata.dc.creator???: MOREIRA, Rênio Adauto Venâncio.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Luiz Antônio Coelho da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Allan Gustavo Freire da.
???metadata.dc.contributor.referee2???: SOUSA, Williams Martinho Soares de.
Keywords: Ouvidoria Pública Municipal de Monteiro - PB;Ouvidoria municipal;Monteiro - PB - Ouvidoria;Estudo de percepção;Ouvidorias públicas;Controle Social;Participação política;Perception study;Ombudsman;Public Ombudsman Offices
Issue Date: 8-Aug-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: MOREIRA, Rênio Adauto Venâncio. Percepção dos servidores sobre a importância da implantação da Ouvidoria Pública Municipal de Monteiro - Paraíba. 2018. 35f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Artigo), Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4383
???metadata.dc.description.resumo???: As ouvidorias públicas são espaços públicos que tornam-se um elo entre o cidadão e o poder público, sendo um instrumento de importância para o fortalecimento da democracia participativa no país. O objetivo geral do estudo é analisar o modelo de ouvidoria pública existente no município de Monteiro, na Paraíba, observando as demandas sociais em 2018. Já quanto aos objetivos específicos têm-se: apresentar as atividades desenvolvidas na ouvidoria pública de Monteiro-PB, identificar quais meios de comunicação a ouvidoria pública de Monteiro-PB dispõe para acesso da população em geral, apresentar resultados alcançados pela ouvidoria pública de Monteiro-PB nos anos de 2018, e sugerir mudanças na melhoria dos serviços da ouvidoria pública de Monteiro-Paraíba. Metodologicamente, este estudo está classificado em descritivo, exploratório, de natureza qualitativa e através de referências bibliográficas com estudo de caso feito na ouvidoria pública do município de Monteiro, na Paraíba. Os resultados principais da pesquisa foram que a ouvidoria municipal do estudo necessita passar por processos de profissionalização e adequação a solução das demandas sociais, além de buscarem parcerias e novos métodos de trabalho.
Abstract: Public ombudsmen are public spaces that become a link between citizen and public power, being an important instrument for the strengthening of participatory democracy in the country. The general objective of the study is to analyze the public ombudsman model that exists in the municipality of Monteiro, in Paraíba, observing the social demands in 2018. Already the specific objectives are: to present the activities developed in the public ombudsman's office of Monteiro-PB, to identify which means of communication, the public ombudsman's office of Monteiro-PB has access to the population in general, to present results obtained by MonteiroPB's public ombudsman's office in 2018, and to suggest changes in the improvement of Monteiro-Paraíba public ombudsman services. Methodologically, this study is classified as descriptive, exploratory, of a qualitative nature and through bibliographical references with a case study done at the public ombudsman's office of the municipality of Monteiro, Paraíba. The main results of the research werethat the municipal ombudsman of the study needs to undergo processes of professionalization and adequacy to solve social demands, in addition to seeking partnerships and new working methods.
Keywords: Ouvidoria Pública Municipal de Monteiro - PB
Ouvidoria municipal
Monteiro - PB - Ouvidoria
Estudo de percepção
Ouvidorias públicas
Controle Social
Participação política
Perception study
Ombudsman
Public Ombudsman Offices
???metadata.dc.subject.cnpq???: Gestão Pública.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4383
Appears in Collections:Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública - CDSA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RÊNIO ADAUTO VENÂNCIO MOREIRA - TCC GESTÃO PÚBLICA 2018..pdfRênio Adauto Venâncio Moreira - TCC Gestão Pública 2018.317.31 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.