Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4389
Title: O bisturi que coisifica, a tabela que classifica: a desinstrução da condição humana nas narrativas do trauma do holocausto nazista em Miklós Nyiszli e Primo Levi (1944-1946).
Other Titles: The scalping knife, the table that ranks: the disinstruction of the human condition in the narratives of the trauma of the Nazi holocaust in Miklós Nyiszli and cousin Levi (1944-1946).
???metadata.dc.creator???: OLIVEIRA, Thiago Rafael.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ZICA, Matheus da Cruz e.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SILVA, Ramsés Nunes e.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: AGRA DO Ó, Alarcon.
???metadata.dc.contributor.referee4???: CAVALCANTI, Silêde Leila Oliveira.
Keywords: Desinstrução;Homo Läger;Holocausto;Disinstruction;Holocaust
Issue Date: 21-Mar-2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: OLIVEIRA, T. R. O bisturi que coisifica, a tabela que classifica: a desinstrução da condição humana nas narrativas do trauma do holocausto nazista em Miklós Nyiszli e Primo Levi (1944-1946). 2019. 124 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4389
???metadata.dc.description.resumo???: Auschwitz, território da Alta-Silésia, Polônia, 1944. É nessa cartografia, que se transformaria na mais infame fábrica de morte do Século XX, que é alçada nossa pesquisa. Dois homens. Duas personalidades diferentes, duas visões de mundo. Em comum, têm um rumo único, o destino arquitetado pelo Estado Nacional-Socialista e países colaboracionistas: a morte. Mas, para chegar a este desfecho desejado pelas mãos, olhos e mentes do Terceiro Reich, estes e tantos outros milhares de homens passaram por um modelamento: a desinstrução do corpo, dos modos, da própria forma de ver o mundo, de ver a si próprio, ou seja, a criação paulatina do Homo Läger. Um apagamento contumaz que era impetrado dia após dia a estes homens. Dentro dessa perspectiva, esse trabalho propõe discutir as formas impostas para que tal objetivo minasse a resistência mental e corporal desses prisioneiros. Esses dois rostos, Primo Levi (1988) e Miklós Nyiszli (1961), deram voz a tantos outros que foram silenciados, pois para estes, restou o testemunho. Do dia-a-dia do campo de concentração, do “aproveitamento” destes prisioneiros na logística e funcionamento, até a força que estes encontraram para documentar o horror, é por estas arestas que passa essa pesquisa. Para tanto, nos apropriamos aqui, principalmente, de Michel Foucault (1987, 2010,2012) para discutir os conceitos de Adestramento, Docilização e Clínica; de Diwan (2014) e Stepan (2005) para dialogar com o conceito de Eugenia; de Steinberg (2001) para a categoria de Homo Läger e, finalmente, de Márcio Seligmann-Silva (2003, 2006) para debatermos o Trauma na Literatura. Sendo assim, tais Literaturas de trauma que foram produzidas pelos sobreviventes citados, nos permite perceber uma outra faceta da disciplinarização do corpo, sendo justamente o oposto da educação destes, ou seja, a tentativa de desinstrução parcial ou total destes sujeitos, onde a escrita, no fim do sofrimento nos campos de concentração, foi usada por estes como uma tentativa de sanar seus traumas, possuindo uma função de elo entre os sobreviventes que resolveram relatar seus testemunhos.
Abstract: Auschwitz, Upper Silesia, Poland, 1944. It is in this cartography, that would become the most infamous death factory of the twentieth century, which is elevated our research. Two men. Two different personalities, two world views. In common, they have a unique course, the destiny designed by the National Socialist State and collaborating countries: death. But in order to arrive at this desired outcome by the hands, eyes and minds of the Third Reich, these and so many other thousands of men went through a modeling: the disinstruction of the body, of the ways, of the way of seeing the world itself, of seeing oneself itself, that is, the gradual creation of Homo Läger. A continual erasure that was demanded day after day to these men. In this perspective, this work proposes to discuss the imposed forms for such an objective to undermine the mental and corporal resistance of these prisoners. These two faces, Primo Levi (1988) and Miklós Nyiszli (1961), gave voice to so many others that they were silenced, for to them, the testimony remained. From the day-to-day of the concentration camp, the "use" of these prisoners in logistics and operation, to the strength they have found to document the horror, it is through these edges that this research passes. For this, we appropriate here, especially, Michel Foucault (1987, 2010,2012) to discuss the concepts of Modeling, Docilization and Clinic; of Diwan (2014) and Stepan (2005) to dialogue with the concept of Eugenia; from Steinberg (2001) to the category of Homo Läger and finally from Márcio Seligmann-Silva (2003, 2006) to discuss Trauma in Literature. Thus, such trauma Literatures that were produced by the mentioned survivors allow us to perceive another facet of the disciplinarization of the body, being precisely the opposite of their education, that is, the attempt of partial or total disinstruction of these subjects, where writing, at the end of the suffering in the concentration camps, was used by them as an attempt to heal their traumas, having a link function among the survivors who decided to report their testimonies.
Keywords: Desinstrução
Homo Läger
Holocausto
Disinstruction
Holocaust
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4389
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
THIAGO RAFAEL OLIVEIRA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2019.pdfThiago Rafael Oliveira - Dissertação PPGH CH 2019991.99 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.