Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDAMARO, Edfaildo Eudes de Lima.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9299567065581653pt_BR
dc.contributor.advisor1NASCIMENTO, Celso Gestermeier do.-
dc.contributor.advisor1IDNASCIMENTO, C. G.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6642058880376458pt_BR
dc.contributor.referee1LIMA, Marinalva Vilar de.-
dc.contributor.referee2SILVA, Hilmaria Xavier.-
dc.description.resumoSantificada por muitos e odiada por tantos outros, Eva Perón despertou, e desperta, sentimentos os mais variados entre os argentinos. Enquanto os peronistas buscaram construir uma imagem cercada de símbolos positivos em torno de Evita e, na posteridade, seus simpatizantes preocuparam-se em perpetuar esses símbolos, a oposição, comumente chamada de antiperonismo, não mediu esforços para edificar uma imagem negativada de Eva Perón. O governo peronista, por meio da propaganda política, utilizou-se de inúmeras estratégias para construir memórias e representações que a enalteciam, tornando-a um mito que, mesmo sessenta e sete anos após sua morte, permanece no imaginário argentino, sendo tema para obras que vão desde biografias a produções cinematográficas. Nosso objetivo é analisar a forma como foram construídas memórias e representações em torno de Eva Perón a partir dos filmes Evita (1996) e Eva de La Argentina (2011). Para embasar teoricamente a pesquisa, utilizamos autores como Pierre Nora e Michel Pollak no sentido de melhor entendermos o conceito de memória e Roger Chartier para a compreensão do conceito de representação. Ademais, lançamos mão das contribuições de Marc Ferro, Marco Napolitano e Robert Rosenstone no que diz respeito à relação cinema/história.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titlePeronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996).pt_BR
dc.date.issued2019-03-27-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392-
dc.date.accessioned2019-06-17T19:35:38Z-
dc.date.available2019-06-17-
dc.date.available2019-06-17T19:35:38Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória Culturalpt_BR
dc.subjectHistória e Memóriapt_BR
dc.subjectPolítica Argentina - Eva Perónpt_BR
dc.subjectCinemapt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectCultural Historypt_BR
dc.subjectHistory and Memorypt_BR
dc.subjectPolitics Argentina - Eva Perónpt_BR
dc.subjectFilmpt_BR
dc.subjectRepresentationpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMARO, Edfaildo Eudes de Lima.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativePeronists and anti-Peronists between the lines of the cinema: the representations of Eva Perón in the films Eva de la Argentina (2011) and Evita (1996).pt_BR
dc.identifier.citationAMARO, E. E. de L. Peronistas e antiperonistas nas entrelinhas do cinema: as representações de Eva Perón nos filmes Eva de la Argentina (2011) e Evita (1996). 2019. 112 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4392pt_BR
dc.description.resumenSantificada por muchos y odiada por tantos otros, Eva Perón despertó y despierta, sentimientos los más variados entre los argentinos. Mientras los peronistas buscaron construir una imagen rodeada de símbolos positivos en torno a Evita y, en la posteridad, sus simpatizantes se preocuparon en perpetuar esos símbolos, la oposición, comúnmente llamada antiperonismo, no midió esfuerzos para edificar una imagen negativada de Eva Perón. El gobierno peronista, por medio de la propaganda política, se utilizó de innumerables estrategias para construir memorias y representaciones que la enaltecian, convirtiéndola en un mito que, incluso sesenta y siete años después de su muerte, permanece en el imaginario argentino, siendo tema para obras que van desde biografías a producciones cinematográficas. Nuestro objetivo es analizar la forma en que fueron construidas memorias y representaciones alrededor de Eva Perón a partir de las películas Evita (1996) y Eva de La Argentina (2011). Para basar teóricamente la investigación, utilizamos autores como Pierre Nora y Michel Pollak para entender mejor el concepto de memoria y Roger Chartier para la comprensión del concepto de representación. Además, lanzamos mano de las contribuciones de Marc Ferro, Marco Napolitano y Robert Rosenstone en lo que se refiere a la relación cine / historia.pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDFAILDO EUDES DE LIMA AMARO – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2019.pdfEdfaildo Eudes de Lima Amaro - Dissertação PPGH CH 20191.81 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.