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Title: Ferrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930).
Other Titles: Railways in Ceará: their political plots and their economic and cultural impacts (1870-1930).
???metadata.dc.creator???: GALVÃO, Rubismar Marques.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ARANHA, Gervácio Batista.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota.
???metadata.dc.contributor.referee2???: CABRAL FILHO, Severino.
???metadata.dc.contributor.referee3???: SILVA FILHO, Osmar Luiz da.
???metadata.dc.contributor.referee4???: LIMA, Luciano Mendonça de.
Keywords: Ferrovia (Ceará);Tramas Políticas;Impactos Econômicos;Impactos Culturais;Railroad (Ceará);Political Plots;Economic Impacts;Cultural Impacts
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: GALVÃO, R. M. Ferrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930). 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4395
???metadata.dc.description.resumo???: É intenção nossa, neste trabalho, buscar compreender as tramas e as articulações políticas que os representantes do Ceará utilizavam para conseguir angariar verbas junto ao governo central a fim de realizar obras nessa Província/Estado, em especial, para a construção de ferrovias. Descreveremos, aqui, que essas interferências político-particulares foram responsáveis pelo aparecimento de uma malha ferroviária que é marcadamente irracional sobre todos os aspectos. Demonstraremos como Fortaleza, a sua capital, consegue força política e econômica para determinar de onde vai partir a primeira ferrovia do Ceará e para onde irá. Examinaremos também os impactos econômicos e culturais da chegada da ferrovia em um município do interior do Ceará.
Abstract: It is our intention, in this work, to understand the plots and political articulations that the representatives of Ceará used to obtain funds from the central government in order to carry out works in this Province/State, especially for the construction of railroads. We will describe here that these political-private interferences were responsible for the emergence of a railway system that is markedly irrational on all sides. We will demonstrate how Fortaleza, its capital, obtains political and economic strength to determine where Ceará's first railroad will depart and where it will go. We will also examine the economic and cultural impacts of the arrival of the railroad in a municipality in the interior of Ceará.
Keywords: Ferrovia (Ceará)
Tramas Políticas
Impactos Econômicos
Impactos Culturais
Railroad (Ceará)
Political Plots
Economic Impacts
Cultural Impacts
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4395
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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