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dc.creator.IDGALVÃO, R. M.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7883008485474280pt_BR
dc.contributor.advisor1ARANHA, Gervácio Batista.-
dc.contributor.advisor1IDARANHA, Gervácio Batistapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1710555950559889pt_BR
dc.contributor.referee1JUCÁ, Gisafran Nazareno Mota.-
dc.contributor.referee2CABRAL FILHO, Severino.-
dc.contributor.referee3SILVA FILHO, Osmar Luiz da.-
dc.contributor.referee4LIMA, Luciano Mendonça de.-
dc.description.resumoÉ intenção nossa, neste trabalho, buscar compreender as tramas e as articulações políticas que os representantes do Ceará utilizavam para conseguir angariar verbas junto ao governo central a fim de realizar obras nessa Província/Estado, em especial, para a construção de ferrovias. Descreveremos, aqui, que essas interferências político-particulares foram responsáveis pelo aparecimento de uma malha ferroviária que é marcadamente irracional sobre todos os aspectos. Demonstraremos como Fortaleza, a sua capital, consegue força política e econômica para determinar de onde vai partir a primeira ferrovia do Ceará e para onde irá. Examinaremos também os impactos econômicos e culturais da chegada da ferrovia em um município do interior do Ceará.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.titleFerrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930).pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractIt is our intention, in this work, to understand the plots and political articulations that the representatives of Ceará used to obtain funds from the central government in order to carry out works in this Province/State, especially for the construction of railroads. We will describe here that these political-private interferences were responsible for the emergence of a railway system that is markedly irrational on all sides. We will demonstrate how Fortaleza, its capital, obtains political and economic strength to determine where Ceará's first railroad will depart and where it will go. We will also examine the economic and cultural impacts of the arrival of the railroad in a municipality in the interior of Ceará.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4395-
dc.date.accessioned2019-06-17T20:01:35Z-
dc.date.available2019-06-17-
dc.date.available2019-06-17T20:01:35Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectFerrovia (Ceará)pt_BR
dc.subjectTramas Políticaspt_BR
dc.subjectImpactos Econômicospt_BR
dc.subjectImpactos Culturaispt_BR
dc.subjectRailroad (Ceará)pt_BR
dc.subjectPolitical Plotspt_BR
dc.subjectEconomic Impactspt_BR
dc.subjectCultural Impactspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorGALVÃO, Rubismar Marques.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeRailways in Ceará: their political plots and their economic and cultural impacts (1870-1930).pt_BR
dc.identifier.citationGALVÃO, R. M. Ferrovias no Ceará: suas tramas políticas e seus impactos econômicos e culturais (1870-1930). 2019. 171 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4395pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

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