Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, G. K. A.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2984982358719100pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Maria do Socorro.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, M. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6964593101151807pt_BR
dc.contributor.referee1TORRES, Denise Xavier.-
dc.contributor.referee2SÁ, Carolina Figueiredo de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursoalecampoCDSA.2018.tccmon.silva-
dc.description.resumoEste estudo teve como finalidade analisar e compreender a prática de letramento e alfabetização desenvolvida numa sala multisseriada do campo. Os objetivos específicos consistiram em descrever e analisar a prática de alfabetização e letramento desenvolvida pela professora; situar os eventos de letramento existentes na sala de aula; e identificar a concepção que orienta a prática alfabetizadora da professora. Alfabetização entendida como a aquisição da escrita, por um indivíduo ou grupo de indivíduos (Soares, 2003), Letramento, entendido como processo de uso e função social da escrita (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situações concretas e observáveis em que a escrita é mobilizada nas práticas sociais (Kleiman, 1995) e Práticas de Letramento, como as formas de usar os materiais, as estratégias e os modos de participação nos eventos de letramento foram às categorias analíticas centrais deste trabalho. Como conceitos a Educação do Campo enquanto concepção e prática político-pedagógica, fundamentada na realidade social dos sujeitos do campo e na produção de sua existência social na relação com o meio ambienteArroyo (2004); Caldart (2000) e turmas multisseriadas, como salas heterogêneas compostas por crianças e adolescentes em diferentes faixas etárias e etapas de escolarização (Hage, 2005). A abordagem qualitativa do Estudo de Caso nos levou a selecionar como situação singular e concreta – a Escola da Pitombeira – município de Sumé – como uma prática que se afilia a proposta da Educação Contextualizada do Campo. Os instrumentos utilizados no Estudo de Caso foram à observação participante, o diário de campo e a entrevista que nos permitiram uma aproximação com o objeto de estudo, e coletar informações para análise e compreensão a partir do diálogo com o referencial teórico sócio-interacionista (Vygostsky, 1991); a Psicogênese da Leitura e da Escrita (Ferreiro, 1985) e os estudos sobre letramento e alfabetização (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro da complexidade do Campo e da Educação do Campo. Os resultados nos permitiram compreender que a proposta em curso na Escola da Pitombeira se situa como forma de resistência e contraposição ao modelo hegemônico – de se pensar e fazer salas multissseriadas no campo. O trabalho contextualizado tem contribuído para as práticas de alfabetização e letramento em sala de aula, a partir das diferentes estratégias utilizadas pela professora.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS EM REDE PROFLETRAS (UFRN)pt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePráticas de letramento e alfabetização em sala multisseriada no campo.pt_BR
dc.date.issued2018-03-23-
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398-
dc.date.accessioned2019-06-17T20:55:21Z-
dc.date.available2019-06-17-
dc.date.available2019-06-17T20:55:21Z-
dc.typeTesept_BR
dc.subjectEducação multiseriadapt_BR
dc.subjectPráticas de letramentopt_BR
dc.subjectPrática de alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectSala de aula multiseriada no campopt_BR
dc.subjectAlfabetização e letramentopt_BR
dc.subjectLetramento e alfabetizaçãopt_BR
dc.subjectLiteracy and Literacypt_BR
dc.subjectMultiserial classroom in the fieldpt_BR
dc.subjectLiteracy practicespt_BR
dc.subjectLiteracy practicept_BR
dc.subjectAlfabetización y letrapt_BR
dc.subjectPrácticas de letrapt_BR
dc.subjectMultiserial aula en el campopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Grace Kelly de Assis.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeLiteracy and literacy practices in a multi-series room in the field.pt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Grande Kelly de Assis. Práticas de letramento e alfabetização em sala multisseriada no campo. 2018. 79f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4398pt_BR
dc.description.resumenEste estudio tuvo como finalidad analizar y comprender la práctica de letra y alfabetización desarrollada en una sala multiserial del campo. Los objetivos específicos consistieron en describir y analizar la práctica de alfabetización y letramento desarrollada por la profesora; situar los eventos de letra existentes en el aula; e identificar la concepción que orienta la práctica alfabetizadora de la profesora. La alfabetización entendida como la adquisición de la escritura, por un individuo o grupo de individuos (Soares, 2003), Letramento, entendido como proceso de uso y función social de la escritura (Kleiman, 1995), Eventos de Letramento, como situaciones concretas y observables en que la escritura es movilizada en las prácticas sociales (Kleiman, 1995) y Prácticas de Letramento, como las formas de usar los materiales, las estrategias y los modos de participación en los eventos de letra, fueron a las categorías analíticas centrales de este trabajo. Como conceptos la Educación del Campo como concepción y práctica político-pedagógica, fundamentada en la realidad social de los sujetos del campo y en la producción de su existencia social en la relación con el medio ambiente Arroyo (2004); Caldart (2000) y grupos multiseriales, como salas heterogéneas compuestas por niños y adolescentes en diferentes edades y etapas de escolarización (Hage, 2005). El enfoque cualitativo del Estudio de Caso nos llevó a seleccionar como situación singular y concreta -la Escuela de Pitombeira-municipio de Sumé- como una práctica que se afilia a la propuesta de la Educación Contextualizada del Campo. Los instrumentos utilizados en el Estudio de Caso fueron a la observación participante, el diario de campo y la entrevista que nos permitieron una aproximación con el objeto de estudio, y recoger informaciones para análisis y comprensión a partir del diálogo con el referencial teórico socio-interacionista (Vygostsky , 1991); la Psicogénesis de la Lectura y de la Escritura (Ferreiro, 1985) y los estudios sobre letras y alfabetización (Soares, 2010, Kleiman, 1995, Cagliari, 1989) dentro de la complejidad del Campo y de la Educación del Campo. Los resultados nos permitieron comprender que la propuesta en curso en la Escuela de Pitombeira se sitúa como forma de resistencia y contraposición al modelo hegemónico - de pensar y hacer salas multiserias en el campo. El trabajo contextualizado ha contribuido a las prácticas de alfabetización y letra en el aula, a partir de las diferentes estrategias utilizadas por la profesora.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GRACE KELLY DE ASSIS SILVA - TCC LECAMPO 2018.pdfGrace Kelly de Assis Silva - TCC Lecampo 20181.51 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.