Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDFARIAS, T. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0341532712045009pt_BR
dc.contributor.advisor1MENEZES, Marcus Bessa de.-
dc.contributor.advisor1IDMENEZES, M. B.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7719250848803909pt_BR
dc.contributor.referee1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de Araújo.-
dc.contributor.referee2ATAÍDE, José Irelânio Leite de.-
dc.identifier.doihttps://dx.doi.org/10.52446/cursolecampoCDSA.2018.tccartigo.farias-
dc.description.resumoEste trabalho busca apresentar um projeto sustentável que foi desenvolvido pelos Bolsistas do subprojeto "Ciências da Natureza e Matemática", do PIBID Diversidade da UFCG. A atividade buscou atender a uma ideia de educação onde o aluno participa da construção do seu conhecimento de maneira contextualizada. A atividade teve como objetivo maior o desenvolvimento da crença no potencial criativo e inovador, onde estimulamos a produção de algo que também seja sustentável, ambiental, ligado com a reciclagem de garrafas pets e papelão. O semiárido é uma região de característica quente, que tem escassez de água, onde muitas pessoas tentam arranjar uma forma prática para se refrescar. Pensando nisso, resolvemos trazer uma maneira de criar seu próprio ar-condicionado caseiro, usando materiais simples como as garrafas pet. Assim, buscamos analisar o conhecimento dos alunos que já vinha sendo aplicado em sala, sobre os climas da região, e de forma contextualizada, envolvemos a teria da sala com nossa pratica e desenvolvendo a criatividade dos alunos e tornando-o mais participativo e espontâneo conhecendo os objetivos de uma reciclagem, adquirindo conhecimentos sobre como fazer um ar-condicionado natural. Juntamente com alunos, o supervisor e o os bolsistas, foi construído o ar-condicionado natural, sem o uso de eletricidade, feito de garrafas pet e papelão. Dessa forma o projeto buscou contextualizar o conteúdo que vinha sendo aplicado em sala com a prática do PIBID, e reaproveitamento das garrafas pet, descartadas no meio ambiente, resfriando um determinado local quente que convivemos, fosse alcançado com uma redução de temperatura de até 10º c.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleA construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo.pt_BR
dc.date.issued2018-03-21-
dc.description.abstractThis work aims to present a sustainable project that was developed by the scholars of the subproject "Sciences of Nature and Mathematics", PIBID Diversidade UFCG. The activity sought to attend to an idea of education where the student participates in the construction of his knowledge in a contextualized way. The main objective of the activity was to develop a belief in creative and innovative potential, where we stimulate the production of something that isalso sustainable, environmental, connected with the recycling of pet bottles and cardboard. The semi-arid region is a hot, water-scarce region where many people try to find a practical way to cool off. With that in mind, we've come up with a way to create your own homemade airconditioner using simple materials like pet bottles. Thus, we sought to analyze the students 'knowledge that had already been applied in the classroom, about the climates of the region, and in a contextualized way, we involved the classroom with our practice and developing the students' creativity and making it more participatory and spontaneous knowing the objectives of a recycling, acquiring knowledge on how to make a natural air-conditioning. Together with students, the supervisor and the scholars, the natural air conditioning was built, without the use of electricity, made of pet bottles and cardboard. In this way the project sought to contextualize the content that was being applied in a room with the practice of PIBID, and reuse of the pet bottles, discarded in the environment, cooling a certain warm place that we live, was reached with a reduction of temperature of up to 10º c.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407-
dc.date.accessioned2019-06-18T13:43:37Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2019-06-18T13:43:37Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectRefrigerador de ar naturalpt_BR
dc.subjectEscola do campopt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectEducação contextualizadapt_BR
dc.subjectAr condicionado naturapt_BR
dc.subjectSustentabilidade e educaçãopt_BR
dc.subjectPIBID Diversidadept_BR
dc.subjectReciclagem de garrafas petpt_BR
dc.subjectGarrafas petpt_BR
dc.subjectNatural Air Coolerpt_BR
dc.subjectSchool of the fieldpt_BR
dc.subjectField educationpt_BR
dc.subjectSustainability and educationpt_BR
dc.subjectRecycling of pet bottlespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorFARIAS, Talita Bezerra de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeThe construction of the natural air cooler with methodological proposal and awareness with the students of the field school.pt_BR
dc.identifier.citationFARIAS, Talita Bezerra de. A construção do ar condicionado natural com proposta metodológica e de conscientização com alunos da escola do campo. 2018. 30f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4407pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TALITA BEZERRA DE FARIAS - TCC LECAMPO 2018.pdfTalita Bezerra de Farias - TCC LECAMPO 2018579.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.