Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4408
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDOLIVEIRA, A. A. M. C.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4493968737554750pt_BR
dc.contributor.advisor1ARAÚJO, Bruno Medeiros Roldão de.-
dc.contributor.advisor1IDARAÚJO, B. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8199691841936178pt_BR
dc.contributor.referee1DANTAS, Nadege da Silva.-
dc.contributor.referee2SANTOS, Patrícia de Jesus da costa.-
dc.identifier.doihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4408-
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo geral, apresentar, sob a forma de relato de experiência, ações exitosas na aplicação dos jogos teatrais em atividades de extensão do CDSA/UFCG no município de Sumé-PB. Os objetivos específicos foram: a) amparar os docentes em sala de aula a partir das experiências vivenciadas, por meios de orientações, técnicas e estratégias de utilização do teatro e dos jogos teatrais de forma favorável, estimulando o aprendizado, cuidado com o corpo, desenvolvimento cultural, pessoal e a sociabilização dos alunos; b) desconstruir a ambição de apenas criação de espetáculos teatrais com os alunos, o que ignora o processo de construção teatral. Para isso, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, tendo como lócus a Casa Grande, que fica localizada no Assentamento Mandacaru (zona rural) e a Academia da Saúde (zona urbana) no Bairro do Alto Alegre, ambas localizadas no município de Sumé-PB, aonde foram realizadas as ações práticas. Os atores sociais da pesquisa foram os alunos dos projetos de extensão, sendo um total de vinte e um (21) alunos, dos quais quinze (15) da zona rural e seis (06) da zona urbana. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados, um diário de campo, uma câmera filmadora e uma câmera fotográfica, para registrar o que acontecia durante a aula. A partir das observações, foram percebidos formas e meios que poderiam ser refletidos e melhorados na aula seguinte. Percebemos assim, que os jogos teatrais desenvolveram nos alunos sentimentos de aceitação à diversidade e inclusão social, em que seus resultados podem ser observados durante as apresentações, nos quais os jovens participantes do projeto fazem apresentações para a comunidade local.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido - CDSApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleTeatro na educação: um cidadão teatralizado.pt_BR
dc.date.issued2018-08-09-
dc.description.abstractThis study has as general objective, to present in the form of an experience report, the successful actions in the application of theatrical games in extension activities of the CDSA / UFCG in the municipality of Sumé-PB. The specific objectives were: a) to support teachers in the classroom based on the experienced experiences, by means of guidance, techniques and strategies to use theater and the theatrical games in a favorable way, stimulating learning, care with the body, development cultural, personal and the socialization of students; b) deconstruct the ambition to only create theatrical spectacles with the students, which ignores the process of theatrical construction. For this, a qualitative research was carried out, having as locus The Large House, located in the Mandacaru Settlement (rural area) and the Health Academy on the neighborhood Alto Alegre, in the municipality of Sumé-PB, where was realized practical actions. The social actors of research were the students of extension projetcs, being a total of twenty one (21) students, of which fifteen (15) are of the rural zone and six (06) are of the urban zone. Were carried out as instruments for collecting data, a field journal, a video camera and a photographic camera, to record the occurrence during the class. From of the observations, perceived forms and means that could be reflected and improved in the next class. We realize that the theatrical games developed in students feelings of acceptation of diversity and social inclusion, on what their results can be observed during the presentations, in which the young participants of project, making presentations to the local community.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4408-
dc.date.accessioned2019-06-18T13:58:25Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2019-06-18T13:58:25Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectTeatro e educaçãopt_BR
dc.subjectJogos teatraispt_BR
dc.subjectExtensão universitária e teatropt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectTheater and educationpt_BR
dc.subjectUniversity Extension and Theaterpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorOLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro de.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeTheater in education: a citizen of the theater.pt_BR
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Artur Alan Melo Carneiro. Teatro na educação: um cidadão teatralizado. 2018. 54f. (Trabalho de Conclusão de Curso – Monografia), Curso de Licenciatura em Educação do Campo, Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Universidade Federal de Campina Grande, Sumé – Paraíba – Brasil, 2018. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4408pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Educação do Campo - CDSA - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTUR ALAN MELO CARNEIRO DE OLIVEIRA - TCC LECAMPO 2018.pdfrtur Alan Melo Carneiro Oliveira - TCC LECAMPO 2018872.49 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.