Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4414
Title: “Tão perto e distante do amor”: histórias de sofrência cantadas pelo brega/sertanejo brasileiro.
Other Titles: "So close and far from love": stories of suffering sung by the Brazilian brega/sertanejo.
???metadata.dc.creator???: SANTOS, Maria Valdenia Felix dos.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: MARQUES, Moama Lorena de Lacerda.
???metadata.dc.contributor.referee2???: MENESES, Joedna Reis de.
???metadata.dc.contributor.referee3???: ANDRADE, Vivian Galdino de.
???metadata.dc.contributor.referee4???: CURY, Cláudia Engler.
Keywords: Música de Roedeira;Sofrência;Sensibilidade Masculina;História e Música;Dor de Cotovelo;Music of Roedeira;Men's Sensitivity;History and Music
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: SANTOS, M. V. F. dos. “Tão perto e distante do amor”: histórias de sofrência cantadas pelo brega/sertanejo brasileiro. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4414
???metadata.dc.description.resumo???: Essa dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as representações acerca das práticas da masculinidade em canções dos gêneros brega e sertanejo. Rodeadas pelos sentidos da roedeira e da sofrência, as músicas perpassaram por distintas temporalidades para noticiar o amor e o desamor. Composições em que a mulher tornava-se elemento propulsor do enredo musical e o homem como aquele que vagava por afetos heterogêneos, indicando lugares que o masculino foi construído a partir das práticas educativas colocadas nas canções. Para nortear a construção desse trabalho, foi realizado um levantamento discográfico, de canções bregas cantadas por Mauricio Reis, Amado Batista, dentre outros; e canções sertanejas interpretadas por Pablo e Marília Mendonça. Fora utilizado, o documentário Vou Rifar meu Coração, dirigido por Ana Rieper e Websites que ajudaram a viabilizar a pesquisa. No debate teórico, trouxe a luz diálogos com autores que caminham no campo das afetividades, especificamente os que abordam sobre os temas do amor e do ciúme. Para tanto, dialogo com Jurandir Freire Costa e Roland Barthes para analisar os cenários do amor, Sandra Jatahy Pesavendo com o conceito de sensibilidade, Stuart Walton sobre emoções e Maria Izilda de Matos para o que versa sobre história e música. Estabelecendo um diálogo entre essas narrativas, fora possível encontrar uma masculinidade sensível, que personificou vítimas do amor em letras musicais e permitiu difusão de discursos que produzem sujeitos masculinos, sofredores, vitimados e apaixonados.
Abstract: This dissertation aims to analyze representations about the practices of masculinity in songs from Brega and Brazilian country music genres. Surrounded by the senses of roedeira and sofrência, the songs crossed through different temporalities to report love and disaffection. Compositions in which the woman became a propelling element of the musical plot and the man as one who wandered through heterogeneous affections, indicating places that the masculine was constructed from the educational practices placed in the songs. To guide the construction of this work, a discographic survey of Brega songs sung by Mauricio Reis, Amado Batista, among others was carried out; and Brazilian country songs interpreted by Pablo and Marília Mendonça. Was used the documentary Vou Rifar Meu Coração, directed by Ana Rieper, and Websites which helped to make the research feasible. In the theoretical debate, we dialogue with authors who walk in the field of affectivity, specifically those that approach on the themes of love and jealousy. For that, I dialogue with Jurandir Freire Costa and Roland Barthes to analyze the scenarios of love, Sandra Jatahy Pesavendo with the concept of sensitivity, Stuart Walton about emotions and Maria Izilda de Matos for what is about history and music. By establishing a dialogue between these narratives, it was possible to find a sensitive masculinity, which personified victims of love in musical lyrics and allowed the diffusion of discourses that produce male, suffering, victimized and passionate subjects.
Keywords: Música de Roedeira
Sofrência
Sensibilidade Masculina
História e Música
Dor de Cotovelo
Music of Roedeira
Men's Sensitivity
History and Music
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4414
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VALDENIA FELIX DOS SANTOS – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2019.pdfMaria Valdenia Felix dos Santos - Dissertação PPGH CH 20191.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.