Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4414
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSANTOS, M. V. Felix.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6583386337282211pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES JÚNIOR, Azemar dos Santos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES JÚNIOR, A. S.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5548182860228173pt_BR
dc.contributor.referee1MARQUES, Moama Lorena de Lacerda.-
dc.contributor.referee2MENESES, Joedna Reis de.-
dc.contributor.referee3ANDRADE, Vivian Galdino de.-
dc.contributor.referee4CURY, Cláudia Engler.-
dc.description.resumoEssa dissertação de mestrado tem por objetivo analisar as representações acerca das práticas da masculinidade em canções dos gêneros brega e sertanejo. Rodeadas pelos sentidos da roedeira e da sofrência, as músicas perpassaram por distintas temporalidades para noticiar o amor e o desamor. Composições em que a mulher tornava-se elemento propulsor do enredo musical e o homem como aquele que vagava por afetos heterogêneos, indicando lugares que o masculino foi construído a partir das práticas educativas colocadas nas canções. Para nortear a construção desse trabalho, foi realizado um levantamento discográfico, de canções bregas cantadas por Mauricio Reis, Amado Batista, dentre outros; e canções sertanejas interpretadas por Pablo e Marília Mendonça. Fora utilizado, o documentário Vou Rifar meu Coração, dirigido por Ana Rieper e Websites que ajudaram a viabilizar a pesquisa. No debate teórico, trouxe a luz diálogos com autores que caminham no campo das afetividades, especificamente os que abordam sobre os temas do amor e do ciúme. Para tanto, dialogo com Jurandir Freire Costa e Roland Barthes para analisar os cenários do amor, Sandra Jatahy Pesavendo com o conceito de sensibilidade, Stuart Walton sobre emoções e Maria Izilda de Matos para o que versa sobre história e música. Estabelecendo um diálogo entre essas narrativas, fora possível encontrar uma masculinidade sensível, que personificou vítimas do amor em letras musicais e permitiu difusão de discursos que produzem sujeitos masculinos, sofredores, vitimados e apaixonados.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.title“Tão perto e distante do amor”: histórias de sofrência cantadas pelo brega/sertanejo brasileiro.pt_BR
dc.date.issued2019-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze representations about the practices of masculinity in songs from Brega and Brazilian country music genres. Surrounded by the senses of roedeira and sofrência, the songs crossed through different temporalities to report love and disaffection. Compositions in which the woman became a propelling element of the musical plot and the man as one who wandered through heterogeneous affections, indicating places that the masculine was constructed from the educational practices placed in the songs. To guide the construction of this work, a discographic survey of Brega songs sung by Mauricio Reis, Amado Batista, among others was carried out; and Brazilian country songs interpreted by Pablo and Marília Mendonça. Was used the documentary Vou Rifar Meu Coração, directed by Ana Rieper, and Websites which helped to make the research feasible. In the theoretical debate, we dialogue with authors who walk in the field of affectivity, specifically those that approach on the themes of love and jealousy. For that, I dialogue with Jurandir Freire Costa and Roland Barthes to analyze the scenarios of love, Sandra Jatahy Pesavendo with the concept of sensitivity, Stuart Walton about emotions and Maria Izilda de Matos for what is about history and music. By establishing a dialogue between these narratives, it was possible to find a sensitive masculinity, which personified victims of love in musical lyrics and allowed the diffusion of discourses that produce male, suffering, victimized and passionate subjects.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4414-
dc.date.accessioned2019-06-18T17:45:32Z-
dc.date.available2019-06-18-
dc.date.available2019-06-18T17:45:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMúsica de Roedeirapt_BR
dc.subjectSofrênciapt_BR
dc.subjectSensibilidade Masculinapt_BR
dc.subjectHistória e Músicapt_BR
dc.subjectDor de Cotovelopt_BR
dc.subjectMusic of Roedeirapt_BR
dc.subjectMen's Sensitivitypt_BR
dc.subjectHistory and Musicpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSANTOS, Maria Valdenia Felix dos.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternative"So close and far from love": stories of suffering sung by the Brazilian brega/sertanejo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSANTOS, M. V. F. dos. “Tão perto e distante do amor”: histórias de sofrência cantadas pelo brega/sertanejo brasileiro. 2019. 120 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4414pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARIA VALDENIA FELIX DOS SANTOS – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2019.pdfMaria Valdenia Felix dos Santos - Dissertação PPGH CH 20191.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.