Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4422
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDNHAGA, B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4663658136233048pt_BR
dc.contributor.advisor1SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.-
dc.contributor.advisor1IDSALES JÚNIOR, R. L. de.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5358060892746249pt_BR
dc.contributor.referee1SOARES, Eliane Veras.-
dc.contributor.referee2SILVA, Vanderlan Francisco da.-
dc.description.resumoA presente dissertação tem como objetivo compreender as trajetórias, inserção social e cultural dos estudantes africanos nas universidades publicas brasileiras, assim como os fluxos migratórios da Africa para o Brasil de fevereiro 2002 a fevereiro de 2012; tomando como universo da pesquisa empírica os estudantes africanos matriculados na Universidade Federal de Campina Grande, Universidade Federal da Paraíba e Universidade Federal de Pernambuco. Analisou-se a relação histórica entre o Brasil e a Africa, migração e processo de globalização, de modo que a intensificação deste com o estreitamento de laços econômicos, políticos e culturais (bem como o aumento das tensões e conflitos) provoca transformações importantes nas tendencias da migração internacional. Assim, se a migração entre regiões de diferentes territórios não e um fenômeno novo, tem assumido novas formas com a globalização. Nas ultimas décadas não apenas e possível verificar um aumento dos fluxos migratórios entre países como também, mudanças nas motivações e direções destas migrações. Neste cenário, ganha relevância a migração temporária relacionada a formação acadêmica. O Programa de Estudantes-Convenio de Graduação - PEC-G, é um instrumento de Cooperação Educacional que o governo brasileiro oferece a países em vias de desenvolvimento, especialmente da Africa e da America Latina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS SOCIAISpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleGlobalização e migração estudantil: fluxos culturais e fluxos de capitais na trajetória de estudantes africanos para o Brasil.pt_BR
dc.date.issued2013-
dc.description.abstractThis dissertation aims this study aims to understand the trajectories and the social and cultural development of African students in Brazilian public universities and migration flows from Africa to Brazil from February 2002 to February 2012 , and will take as the universe empirical research African students enrolled at the Federal University of Campina Grande, Paraiba Federal University and the Federal University of Pernambuco. Analyzed the historical relationship between Brazil and Africa, migration and globalization so that the intensification of the globalization process, with stronger ties economic, political and cultural (as well as rising tensions and conflicts) causes major changes in trends in international migration. Thus, if migration between regions in different territories is not a new phenomenon, has assumed new forms of globalization. In recent decades, it is only possible to see an increase of migration flows between countries, such as changes in motivations and directions of these migratbns. In this scenario, becomes relevant temporary migration related to academic training. The Program for Undergraduate Students-Agreement - PEC-G is an instrument of Educational Cooperation that the Brazilian government offers to developing countries, especially in Africa and Latin America.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4422-
dc.date.accessioned2019-06-19T11:20:32Z-
dc.date.available2019-06-19-
dc.date.available2019-06-19T11:20:32Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectMigração Estudantil-
dc.subjectGlobalização-
dc.subjectPrograma de Estudante - Convênio de Graduação-
dc.subjectEstudantes Africanos no Brasil-
dc.subjectPolítica de Intercâmbio Acadêmico-
dc.subjectEducação Superior-
dc.subjectUniversidades Públicas-
dc.subjectIdentidades-
dc.subjectStudent Migration-
dc.subjectGlobalization-
dc.subjectStudent Program - Graduation Agreement-
dc.subjectCollege Education-
dc.subjectPublic Universities-
dc.subjectIdentity-
dc.subjectAfrican Students in Brazil-
dc.subjectAcademic Exchange Politic-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorNHAGA, Banjaqui.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeGlobalization and student migration: cultural flows and capital flows in the trajectory of African students to Brazil.pt_BR
dc.identifier.citationNHAGA, Banjaqui. Globalização e migração estudantil: fluxos culturais e fluxos de capitais na trajetória de estudantes africanos para o Brasil. 2013. 156f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2013. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4422pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
BANJAQUI INHAGA - DISSERTAÇÃO PPGCS CH 2013.pdfBanjaqui Nhaga - Dissertação PPGCS CH 2013.24.07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.