Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/443
Title: Diversidade de modulação aplicada a canais com múltiplos percursos.
Other Titles: Diversity of modulation applied to channels with multiple paths.
???metadata.dc.creator???: ALENCAR, Raphael Tavares de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALENCAR, Marcelo Sampaio de.
Keywords: canal sem fio - desvanecimento;Diversidade de modulação;Modulação digital;Múltiplos percursos;Canaldetransmissão;Digital signal constellation;Multipathfading;Transmission channel;Modulation diversity;Digital modulation;Canal inalámbrico: desvanecimiento;Diversidad de modulación;Modulación digital;Múltiples rutas;Canal de transmisión
Issue Date: Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALENCAR, Raphael Tavares de. Diversidade de modulação aplicada a canais com múltiplos percursos. 2014. 64f. (Dissertação de Mestrado em Engenharia Elétrica), Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica, Centro de Engenharia Elétrica e Informática, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014.
???metadata.dc.description.resumo???: O canal sem fio tem características de desvanecimento devido ao multipercurso, visto que há reflexões e espalhamentos ao longo do caminho percorrido pelo sinal. O desvanecimento é considerado uma das principais causas de degradação do desempenho em um sistema de comunicações móveis, visto que depende fortemente do canal em que se propaga o sinal transmitido. A diversidade de modulação é uma técnica eficiente em termos de utilização de banda de frequência, que consiste na rotação da constelação do sinal digital transmitido associado ao entrelaçamento das componentes de modulação em fase e em quadratura da constelação do sinal. O objetivo da diversidade em modulação é mitigar os efeitos do desvanecimento em comunicações sem fio. Esta dissertação aborda o estudo da diversidade de modulação no cenário de múltiplos raios de propagação Osresultadosapresentamsimulaçõesdecenárioscom múltiplos raios, isto é, o sinal é transmitido por múltiplos percursos, cada um associado a um fator de desvanecimento e um atraso aleatórios. São feitas comparações entre as taxas de erros para oito cenários com e sem interferência intersimbólica, de um a seis raios, com e sem linha de visada, para os esquemas de modulação digital 4-PSK e 8-PSK. São apresentadas as comparações entre os resultados de taxas de erros com e sem o uso da técnica de diversidade de modulação, com a intenção de avaliar o ganho desta técnica nestes cenários. Também é feita uma análise para obter o ângulo de rotação ótimo para as constelações mencionadas, considerando diferentes cenários de multipercurso. Para tanto, são empregados os conceitos de esquemas de modulação digital, múltiplos percursos, distribuições de probabilidade, canais de comunicação e técnicas de diversidade.
Abstract: The wireless channel has characteristics of multipath fading,due to reflections and scattering that the signal suffers over the propagation path. Fading is considered one of the main causes of performance degradation of a mobile communications system, as it strongly depends on the channel through which the signal is transmitted. Modulation diversity is a bandwidth-efficient technique that consist on the rotation of the digital signal constellation. assiciated with the interleaving of the in-phase and quadrature modulation components. The objective of the modulation diversity technique is to mitigate the effects of fading in wireless communications The results present simulations of multipath scenarios, that is, the signal is transmitted through multiple channels, each one associated with a stochastic fading factor and random delay Biterrorratesareevaluatedandcomparedforforeightdifferentscenarioswithandwithout intersymbolicinterference,fromonetosixpaths,withandwithoutlineofsight,for4-PSKand 8-PSKdigitalmodulationschemes. Transmissionbiterrorratevalues,withandwithouttheuse ofmodulationdiversityarecompared,astoevaluatethegainofthisdiversitytechniqueforsuch scenarios. Also, an analysis is performed to obtain the optimum rotation angle for the mentioned constellations, considering the different multipath scenarios. In this regard, concepts of digital modulation schemes, multiple paths, probability distributions, communication channels and diversity techniques are used.
Keywords: canal sem fio - desvanecimento
Diversidade de modulação
Modulação digital
Múltiplos percursos
Canaldetransmissão
Digital signal constellation
Multipathfading
Transmission channel
Modulation diversity
Digital modulation
Canal inalámbrico: desvanecimiento
Diversidad de modulación
Modulación digital
Múltiples rutas
Canal de transmisión
???metadata.dc.subject.cnpq???: Engenharia Elétrica
CNPq
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/443
Appears in Collections:Mestrado em Engenharia Elétrica.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RAPHAEL TAVARES DE ALENCAR - DISSERTAÇÃO PPGEE 2014.pdfRaphael Tavares de Alencar - Dissertação PPGEE 2014831.63 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.