Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4434
Title: “A força de um ideal”: a produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC.
Other Titles: "The strength of an ideal": the production of an institutional memory of the National Campaign of Community Schools-CNEC.
???metadata.dc.creator???: LIMA, Arthur Rodrigues de.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: NASCIMENTO, Regina Coelli Gomes.
???metadata.dc.contributor.referee1???: ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANDRADE, Vivian Galdino de.
Keywords: História da Educação;Educação Comunitária;Filosofia Cenecista;Educação - Cultura Escolar e Memória;Coletânea Cenecista;CNEC;Collection Cenecista;History of Education;Community Education;Philosophy Cenecista;Education - School Culture and Memory
Issue Date: 2019
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: LIMA, A. R. de. “A força de um ideal”: a produção de uma memória institucional da Campanha Nacional de Escolas da Comunidade-CNEC. 2019. 195 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2019. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4434
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação, partindo da possibilidade de analisar os escritos institucionais produzidos pela Campanha Nacional de Escolas da Comunidade (CNEC), teve como objetivo, refletir sobre a produção de uma memória educacional e institucional da Campanha, que buscou produzir uma identidade homogênea sobre a história da instituição a ser incorporada por todos os sujeitos que integrava a Rede ligada à confecção de subjetividades desejadas pautadas nos ideais defendidos no impresso. Para tanto, a pesquisa está alocada no campo da História da Educação, tendo como base o aporte teórico de conceitos como Cultura Escolar (FRAGO, 1995), discurso a partir das contribuições do pensamento de (FOUCAULT, 2014), memória (NORA, 1991) e ilusão biográfica em (BOURDIEU, 2006). Por meio da leitura dos textos contidos na Coletânea Cenecista, compêndio publicado em 1994 pela Editora Cenecista, por ocasião das comemorações do aniversário de 50 anos da instituição no país, foi problematizado a partir da metodologia da análise de discursos, como a publicação de tal impresso esteve relacionada à produção de uma memória institucional sobre a Rede a partir de uma história laudatória e apologética, que visou estabelecer modos de lembrar e contar a história da instituição e a vida de seus fundadores. Como também, atuando enquanto elemento definidor de uma pedagogia normativa, destinada a produzir exemplos e testemunhos a serem seguidos por alunos, professores e demais membros de suas comunidades escolares, enquanto sujeitos ideais da causa cenecista.
Abstract: The present dissertation starting from the possibility of analysing the institutional writings produced by the National Campaign of schools of the Community (CNEC) aimed to reflect about the tessitura of CNEC’s institutional and educational memory, which pursued to produce a uniform identity on the history of the institution. As an attempt to have produced a school culture desired by the administrators of the campaign, discourse linked to the production of the desired subjectivities. Therefore, this research is allocated in the field of the History of Education, having as its basis the theoretical support of concepts such as School Culture (FRAGO, 1995), discourse according to the contributions of the thought of (FOULCAULT, 2014), memory (NORA, 1991) and biographic illusion in (BOURDIEU, 2006). Through the reading of the texts included in Collection Cenecista, compendium published in 1994 by the Cenecista book publisher on the occasion of the 50 years anniversary celebration of the institution in Brazil. It was questioned from the discourse analysis methodology, as the publication of that one was linked to the production of an institutional memory about the school network from a laudatory and apologetics history, which intended to establish modes of remembering and telling the history of the institution and the life of its founders. As well as, acting as a defining element of a normative pedagogy intended to produce examples and testimonials to be followed by the students, teachers and other members of their school communities, as ideal subjects of the Cenecista cause.
Keywords: História da Educação
Educação Comunitária
Filosofia Cenecista
Educação - Cultura Escolar e Memória
Coletânea Cenecista
CNEC
Collection Cenecista
History of Education
Community Education
Philosophy Cenecista
Education - School Culture and Memory
???metadata.dc.subject.cnpq???: História
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4434
Appears in Collections:Mestrado em História.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARTHUR RODRIGUES DE LIMA – DISSERTAÇÃO PPGH CH 2019.pdfArthur Rodrigues de Lima - Dissertação PPGH CH 20191.59 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.