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Title: Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB.
Other Titles: Sociabilities, conflicts and adaptations among students of the Vidal College of Negreiros (CAVN) in Bananeiras-PB.
???metadata.dc.creator???: NHAGA, José.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, Vanderlan Francisco.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SALES JÚNIOR, Ronaldo Laurentino de.
???metadata.dc.contributor.referee2???: VILLOTA, José Maria de Jesus Izquierdo.
???metadata.dc.contributor.referee3???: OLIVEIRA, Hilderline Câmara.
???metadata.dc.contributor.referee4???: ZEFERINO, Rogério Humberto.
???metadata.dc.contributor.referee5???: LOPES JÚNIOR, Edmilson.
Keywords: Cultura - Juventude;Identidade Cultural;Diversidade;Sociabilidade;Residência Estudantil;Culture - Youth;Cultural Identity;Diversity;Sociability;Student Residence
Issue Date: Aug-2014
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: NHAGA, José. Sociabilidades, conflitos e adaptações entre estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN) em Bananeiras-PB. 2014. 81f. (Dissertação de Mestrado em Ciências Sociais) - Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2014. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho teve como objetivo analisar e compreender as formas de conflito e adaptação e outras sociabilidades vivenciadas pelos estudantes do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN), em Bananeiras-PB. Procurou-se caracterizar a origem social e geografica dos jovens alunos do CAVN; identificar as manifestações culturais entre os jovens alunos; as suas diferenças com as outras pessoas estranhas e como se relacionam no dia-a-dia da instituição escolar. Para isso, partimos da constatação de diferenças existentes entre alunos que vieram da zona rural e aqueles oriundos da zona urbana, bem como das diferenças entre aqueles que são da mesorregião do brejo paraibano e os oriundos do sertão paraibano ou de outros estados da federação. O grupo observado foi composto por estudantes no CAVN, na faixa etária de 14 a 23 anos, que buscam oportunidades de formação profissional nas áreas técnicas. Metodologicamente, realizou-se pesquisa de natureza quantitativa e qualitativa, através da catalogação de fichas individuais, observação do cotidiano e realização de entrevistas. Na analise qualitativa, fizemos uso das teorias de Elias (2000), Simmel (2005; 2006), Bourdieu (2001; 2005; 2006) e Goffman (1980; 1988). Na conclusão, afirmamos que os jovens conseguem conviver com novas alternativas encontradas no dia-a-dia do CAVN de maneira paradoxal, com relações e aceitações das novas condições de interação. As relações estabelecidas durante o tempo de permanência dos estudantes no ano escolar se fazem em meio a regras institucionais e descumprimentos das mesmas; em meio a conflitos das mais variadas ordens, individuais e coletivos, e essas experiencias são importantes para o processo de formação dos jovens cidadãos.
Abstract: This research work aims at analyzing and understanding the forms of conflicts and adaptation as well as sociability experienced by students Vidal de Negreiros Agricultural School (CAVN) in Bananeiras-PB. One tried to feature both social and geographical origin of young students from CAVN, to identify the cultural manifestations of those students, their differences toward strange people, and how they interact during the daily school activities. Thus, we have taken into account the finding of existent differences between students from countryside and those from the city, as well as the differences among students who are from mesoregion Paraiba swamp, those from the interior of Paraiba state, and other states of Brazil. The observed group was comprised by students aged between 14 and 23 years old, who seek opportunities of professional qualification in technical fields. The research methodology was carried out by utilizing both qualitative and quantitative procedures through cataloging of individual records, observation of everyday activities and interviews. In the qualitative analysis, the theories of Elias, Simmel, Bourdieu and Goffman have been utilized. Regarding conclusions, it has been asserted that young people can live together with new alternatives found within CAVN daily activities in a paradoxical way with reactions and acceptance of new conditions of interaction. The relation interactions established during a period of students' permanence in a school year occur in a context of institutional rules and their noncompliance within a context of conflicts of several sorts, such as individual and the whole group. These experiences are important to the development process of young citizens.
Keywords: Cultura - Juventude
Identidade Cultural
Diversidade
Sociabilidade
Residência Estudantil
Culture - Youth
Cultural Identity
Diversity
Sociability
Student Residence
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4441
Appears in Collections:Mestrado em Ciências Sociais.

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