Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4447
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDCOSTA, A. B.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8919344626808370pt_BR
dc.contributor.advisor1CAMPANÁRIO, Paulo.-
dc.contributor.advisor1IDCAMPANÁRIO, P. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9333440602998073pt_BR
dc.contributor.referee1FRANÇA, Magna.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, José Bezerra de.-
dc.description.resumoO capitalismo, no ultimo quartel do século XX, a partir de mudanças econômicas sociais e politicas, desencadeou o surgimento de um novo modelo de acumulação baseado numa estrutura produtiva flexível, num Estado menos intervencionista, numa sociedade considerada mais globalizada. Inserido neste contexto de mudanças, o campo educacional constituiu-se estratégico locus de estudo, tendo em vista a emergência de discussões relacionadas as politicas educacionais brasileiras, na década de 90. Na problemática sobre o direcionamento destas politicas, aspectos como o contexto econômico e demográfico levantam questões pertinentes para uma avaliação da real concepção das politicas educacionais. Assim, tendo como objetivo destacar a relação existente entre os cenários econômico e demográfico na construção das politicas educacionais, na década de 90, realizou-se um estudo baseado nas principais discussões sobre o assunto, reunindo opiniões de diversos autores, bem como documentos oficiais do governo e de organismos internacionais. Foi realizada uma contextualização histórica sobre os acontecimentos no cenário econômico e educacional nos dois primeiros capítulos da dissertação e, em seguida, no capitulo 3, inseriu-se o aspecto da dinâmica demográfica brasileira, relacionando-a com o contexto político-econômico e com os gastos educacionais brasileiros. O estudo mostrou que enquanto associação estratégica, a relação dinâmica demográfica, economia e educação tem sentido na formulação das politicas educacionais brasileiras. Tendo em vista que a intensificação das politicas para o Ensino Fundamental se mostra mais efetiva, por atingirem resultados a curto prazo, e a menor custo, num contexto de transformações econômicas mundiais, crise do Estado e efetivação de cortes de gastos sociais, torna-se estratégica a política educacional vigente.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM ECONOMIA RURAL E REGIONALpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.titleCenários econômico e demográfico na construção das políticas educacionais brasileiras (década de 90).pt_BR
dc.date.issued2002-04-12-
dc.description.abstractIn the late twentieth century the 'capitalism underwent social, political and economical changes and brought about a new accumulation model based on a flexible and productive structure of a less interventionist state in a society considered to be more globalized. The educational field in the context of changes has become a strategic locus of study due to the demand for discussions on brazilian educational policies in the 1990s. As for the conducting of those policies, some aspects like the economic and demographic contexts come up with suitable questions for the estimation of the reai concept of the educational policies. Thus, aiming to highlight the relation between the economic and demographic, scenarios in the building of educational policies in the 1990s, a study based on the main discussions about the topic was carried out by gathering opinions of several authors, as well as papers from the government and international organizations. A historical contextualization was done involving the happenings in the economic educational scenario pointed out in the first two chapters of this dissertation. It also comprised, in the third chapter, the aspect of the brazilian demographic dynamics by associating it with the economic politic context as well as with the expenses on education. According to the study, the strategic association of demographic dynamics, economy, and education does comprise the formulation of the brazilian education policies. Realizing that the intensifying of the policies towards the fundamental teaching has proved to be effective for low cost and at a short term in a context of economic changes, the state crisis and the measures to cut down on social expenses have turned out to be strategic to the current education policy.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4447-
dc.date.accessioned2019-06-19T16:53:41Z-
dc.date.available2019-06-19-
dc.date.available2019-06-19T16:53:41Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectPolíticas Educacionais Brasileiras-
dc.subjectDinâmica Demográfica-
dc.subjectEnsino Fundamental-
dc.subjectEconomia Rural e Regional-
dc.subjectBrazilian Educational Policies-
dc.subjectDemographic Dynamics-
dc.subjectElementary School-
dc.subjectRural and Regional Economy-
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorCOSTA, Andréa Braz.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeEconomic and demographic scenarios in the construction of Brazilian educational policies (1990s).pt_BR
dc.identifier.citationCOSTA, Andréa Braz da. Cenários econômico e demográfico na construção das políticas educacionais brasileiras (década de 90). 2002. 110f. (Dissertação de Mestrado em Economia Rural e Regional), Programa de Pós-graduação em Economia Rural e Regional, Centro de Humanidades, Universidade Federal da Paraíba – Campus II - Campina Grande - Paraíba - Brasil, 2002. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4447pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em Economia Rural e Regional.

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANDRÉA BRAZ COSTA - DISSERTAÇÃO PPGERR CH 2002.pdfAndréa Braz da Costa Dissertação - PPGERR CH 20025.04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.