Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4452
Title: Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE.
Other Titles: Evaluation of the school learning: knowing the conception of the teachers in Geography of the education network of the city of Ipaumirim - CE.
???metadata.dc.creator???: DUARTE, Gleydilene Ferreira.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: ALVES, Cícera Cecilia Esmeraldo.
???metadata.dc.contributor.referee1???: SIEBRA , Firmiana Santos Fonseca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: ANSELMO , Maria da Glória Vieira.
Keywords: Avaliação da Aprendizagem;Ensino de Geografia;Prática Docente;Learning Assessment;Geography Teaching;Teaching Practice
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: DUARTE, Gleydilene Ferreira. Avaliação da aprendizagem escolar: conhecendo a concepção dos docentes em Geografia da rede de ensino da cidade de Ipaumirim - CE. 2016. 78f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2016.
???metadata.dc.description.resumo???: A presente monografia tem como objetivo analisar a concepção docente acerca da avaliação da aprendizagem em Geografia, utilizando como recorte e elemento de análise, os professores de Geografia do Ensino Fundamental II, da Rede Municipal de Ensino da cidade de Ipaumirim-CE. Esta temática abordada nessa pesquisa enfatiza avaliação da aprendizagem escolar, uma prática fundamental do processo de ensino-aprendizagem e que fornece informações não apenas sobre o aproveitamento dos alunos, mas também sobre a prática docente, para que o mesmo possa reorientar e aprimorar continuamente seu trabalho. Considerando que pouco ainda se sabe sobre avaliação escolar, sobre sua utilização, e principalmente o que ela significa em termos históricos, esse estudo traz uma abordagem histórica da avaliação no seu sentido amplo e discorre sobre a avaliação enquanto componente do processo de ensino e aprendizagem, abordando sobre os desafios e perspectivas para o ensino de Geografia. Assim, essa pesquisa tem como objetivo geral, analisar a concepção docente a cerca do processo de avaliação da aprendizagem em Geografia no ensino fundamental II, bem como, buscamos refletir teoricamente a avaliação numa perspectiva histórico-conceitual; discutir as questões que norteiam a avaliação enquanto procedimento do processo de ensino e aprendizagem em geografia; e analisar como se constitui a avaliação da aprendizagem escolar em Geografia realizada pelos professores do ensino fundamental II. Para alcançar os objetivos propostos nesse estudo, a metodologia adotada teve como base a pesquisa bibliográfica por meio de livros, artigos e teses. Utilizou-se como referencial teórico (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009/2013), Cavalcanti (2010/2015), entre outros. Posteriormente foi realizado a coleta de dados, feita mediante entrevistas e aplicação de questionários com professores de Geografia do ensino fundamental II, obtendo narrativas de 6 (seis) professores. Dessa forma, a presente pesquisa contribui para favorecer o entendimento sobre avaliação da aprendizagem no ensino fundamental II, bem como a importância desse estudo no ensino de Geografia.
Abstract: This monograph aims to analyze the teaching conception of the evaluation of learning in geography, using as sample and analysis element, the teachers of Geography of Secondary School, the Municipal Education Network of the city of Ipaumirim-CE. This theme addressed in this research emphasizes assessment of school learning, a fundamental practice of teaching-learning process and provides information not only on student achievement, but also on teaching practice, so that it can refocus and continuously improve their work. Whereas what little is known about school evaluation on its use, and especially what it means in historical terms, this study provides a historical approach to assessment in its broadest sense and discusses the evaluation as part of the process of teaching and learning, discussing the challenges and perspectives for teaching geography. Thus, this research has the general objective to analyze the teaching conception about the process of assessing learning in geography in elementary school II as well, seek theoretically reflect the assessment in a historical and conceptual perspective; discuss the issues that guide the evaluation procedure while the teaching and learning process in geography; and analyze how is the assessment of school learning in Geography held by elementary school teachers II.To achieve the proposed objectives in this study, the methodology adopted was based on the literature through books, articles and theses. Was used as a theoretical framework (Luckesi 2002/2011), Perrenoud (1999), Hoffman (2009-2013), Cavalcanti (2010-2015), among others. Was later carried out the data collection, made through interviews and questionnaires with teachers of geography of elementary school II, obtaining the narratives of six (6) teachers. Thus, this research helps to foster understanding of assessment of learning in basic education II, and the importance of this study in the teaching of geography.
Keywords: Avaliação da Aprendizagem
Ensino de Geografia
Prática Docente
Learning Assessment
Geography Teaching
Teaching Practice
???metadata.dc.subject.cnpq???: Geografia.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4452
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Geografia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GLEYDILENE FERREIRA DUARTE. TCC. LICENCIATURA EM GEOGRAFIA 2016. pdfGleydilene Ferreira Duarte. TCC. Licenciatura em Geografia 20161.06 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.