Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4458
Title: Pedagogia espírita: o olhar dos evangelizadores sobre a formação do ser humano integral.
Other Titles: Spiritist pedagogy: the view of the evangelizers on the formation of the integral human being.
???metadata.dc.creator???: ALVES, Sara Samita Santana.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SOARES, Luisa de Marillac Ramos.
???metadata.dc.contributor.referee1???: JOCA, Alexandre Martins.
???metadata.dc.contributor.referee2???: FEITOSA, Belijane Marques.
Keywords: Pedagogia espírita;Evangelização espírita - crianças e adolescentes;Evangelizadores espíritas - Cajazeiras - Paraíba;Aulas de evangelização espírita;Metodologia de ensino;Spiritist Pedagogy;Spiritist evangelization - children and adolescents;Spiritist Evangelists - Cajazeiras - Paraíba;Spiritist evangelization classes;Teaching Methodology
Issue Date: 14-Dec-2018
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALVES, Sara Samita Santana. Pedagogia espírita: o olhar dos evangelizadores sobre a formação do ser humano integral. 2018. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem como objetivo verificar o que pensam os evangelizadores das Casas Espíritas da cidade de Cajazeiras/PB, a respeito da Pedagogia Espírita para evangelização de crianças e adolescentes, averiguar o que os Evangelizadores pensam sobre a formação integral do ser humano; identificar as metodologias utilizadas pelos evangelizadores nas aulas de evangelização espírita infanto-juvenil. Para fundamentar essa pesquisa utilizamos como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Vygotsky (1999); Wallon (1975; 2007), Piaget (1971; 1973; 1977; 1980), Allan Kardec (2003; 2004a; 2004b) os educadores espíritas brasileiros como, Pires (2004); Alves (1997) e Incontri (2001; 2004). Participaram desta pesquisa 10 evangelizadores dos três centros espírita da cidade de Cajazeiras/PB. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário sociodemográfico, a fim de saber o perfil dos participantes da pesquisa, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semiestruturada. Analisamos os dados através da análise de conteúdo adotado por Bauer (2002). Pudemos compreender que para estes, a Pedagogia Espírita para educação de crianças e adolescentes é de grande importância para a evolução moral do ser. Mesmo sem demonstrar muito conhecimento a respeito da Pedagogia Espírita, atribuindo a esta o papel de catequismo espírita, os evangelizadores revelaram preocupação em investir em busca de renovação no que diz respeito a dinâmica e de novas metodologias para que os evangelizandos consigam internalizar os conhecimentos dos conteúdos trabalhados nas aulas em prol da formação integral destes.
Abstract: The present work has as objective to verify that the evangelizers think about the Spiritist Pedagogy for the education of children and adolescents, to find out what the Evangelizers think about the integral formation of the human being; to identify the methodologies used by the evangelizers in the classes of spiritist evangelization of children and youth. To base this research we use as theoretical base the contribution of the following authors: Vygotsky (1999); Wallon (1975; 2007), Piaget (1971; 1973; 1977), Allan Kardec (2003; 2004a; 2004b), Brazilian spiritualistic educators such as, Pires (2004); Alves (1997) and Incontri (2001-2004). Ten evangelizers from the three spiritist centers of the city of Cajazeiras / PB participated in this research. The methodological procedure used in this work was a field research. As a data collection tool, we used a sociodemographic questionnaire in order to know the profile of the research participants, the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured interview. We analyzed the data through the analysis of contentadded by Bauer (2002). Through the data collected with the evangelists we can understand that for these, the Spiritist Pedagogy for the education of children and adolescents is of great importance for the moral evolution of being. Even without showing much knowledge of the Spiritist Pedagogy, attributing to it the role of Spiritist catechism, the evangelizers showed concern to invest in the search for renewal in what concerns the dynamics and new methodologies so that the evangelizers can internalize the knowledge of the contents worked in the classes for the integral formation of these.
Keywords: Pedagogia espírita
Evangelização espírita - crianças e adolescentes
Evangelizadores espíritas - Cajazeiras - Paraíba
Aulas de evangelização espírita
Metodologia de ensino
Spiritist Pedagogy
Spiritist evangelization - children and adolescents
Spiritist Evangelists - Cajazeiras - Paraíba
Spiritist evangelization classes
Teaching Methodology
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4458
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARA SAMITA SANTANA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfSara Samita Santana Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2018.450.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.