Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4458
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, S. S. S.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4077138873809533pt_BR
dc.contributor.advisor1SOARES, Luisa de Marillac Ramos.-
dc.contributor.advisor1IDSOARES, L. M. R.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3152646710019289pt_BR
dc.contributor.referee1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.referee2FEITOSA, Belijane Marques.-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo verificar o que pensam os evangelizadores das Casas Espíritas da cidade de Cajazeiras/PB, a respeito da Pedagogia Espírita para evangelização de crianças e adolescentes, averiguar o que os Evangelizadores pensam sobre a formação integral do ser humano; identificar as metodologias utilizadas pelos evangelizadores nas aulas de evangelização espírita infanto-juvenil. Para fundamentar essa pesquisa utilizamos como base teórica a contribuição dos seguintes autores: Vygotsky (1999); Wallon (1975; 2007), Piaget (1971; 1973; 1977; 1980), Allan Kardec (2003; 2004a; 2004b) os educadores espíritas brasileiros como, Pires (2004); Alves (1997) e Incontri (2001; 2004). Participaram desta pesquisa 10 evangelizadores dos três centros espírita da cidade de Cajazeiras/PB. O procedimento metodológico utilizado nesse trabalho foi uma pesquisa de campo. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos um questionário sociodemográfico, a fim de saber o perfil dos participantes da pesquisa, o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP) e uma entrevista semiestruturada. Analisamos os dados através da análise de conteúdo adotado por Bauer (2002). Pudemos compreender que para estes, a Pedagogia Espírita para educação de crianças e adolescentes é de grande importância para a evolução moral do ser. Mesmo sem demonstrar muito conhecimento a respeito da Pedagogia Espírita, atribuindo a esta o papel de catequismo espírita, os evangelizadores revelaram preocupação em investir em busca de renovação no que diz respeito a dinâmica e de novas metodologias para que os evangelizandos consigam internalizar os conhecimentos dos conteúdos trabalhados nas aulas em prol da formação integral destes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titlePedagogia espírita: o olhar dos evangelizadores sobre a formação do ser humano integral.pt_BR
dc.date.issued2018-12-14-
dc.description.abstractThe present work has as objective to verify that the evangelizers think about the Spiritist Pedagogy for the education of children and adolescents, to find out what the Evangelizers think about the integral formation of the human being; to identify the methodologies used by the evangelizers in the classes of spiritist evangelization of children and youth. To base this research we use as theoretical base the contribution of the following authors: Vygotsky (1999); Wallon (1975; 2007), Piaget (1971; 1973; 1977), Allan Kardec (2003; 2004a; 2004b), Brazilian spiritualistic educators such as, Pires (2004); Alves (1997) and Incontri (2001-2004). Ten evangelizers from the three spiritist centers of the city of Cajazeiras / PB participated in this research. The methodological procedure used in this work was a field research. As a data collection tool, we used a sociodemographic questionnaire in order to know the profile of the research participants, the Free Word Association Test (TALP) and a semi-structured interview. We analyzed the data through the analysis of contentadded by Bauer (2002). Through the data collected with the evangelists we can understand that for these, the Spiritist Pedagogy for the education of children and adolescents is of great importance for the moral evolution of being. Even without showing much knowledge of the Spiritist Pedagogy, attributing to it the role of Spiritist catechism, the evangelizers showed concern to invest in the search for renewal in what concerns the dynamics and new methodologies so that the evangelizers can internalize the knowledge of the contents worked in the classes for the integral formation of these.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4458-
dc.date.accessioned2019-06-19T19:46:12Z-
dc.date.available2019-06-19-
dc.date.available2019-06-19T19:46:12Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectPedagogia espíritapt_BR
dc.subjectEvangelização espírita - crianças e adolescentespt_BR
dc.subjectEvangelizadores espíritas - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectAulas de evangelização espíritapt_BR
dc.subjectMetodologia de ensinopt_BR
dc.subjectSpiritist Pedagogypt_BR
dc.subjectSpiritist evangelization - children and adolescentspt_BR
dc.subjectSpiritist Evangelists - Cajazeiras - Paraíbapt_BR
dc.subjectSpiritist evangelization classespt_BR
dc.subjectTeaching Methodologypt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Sara Samita Santana.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeSpiritist pedagogy: the view of the evangelizers on the formation of the integral human being.pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Sara Samita Santana. Pedagogia espírita: o olhar dos evangelizadores sobre a formação do ser humano integral. 2018. 59 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2018.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SARA SAMITA SANTANA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2018.pdfSara Samita Santana Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2018.450.57 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.