Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4460
Title: Saberes e práticas docentes para atuação na educação infantil.
Other Titles: Teaching skills and practices for children's education.
???metadata.dc.creator???: ALBUQUERQUE, Orielma de Souza.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: SILVA, José Amiraldo Alves da.
???metadata.dc.contributor.referee1???: PEREIRA, Zildene Francisca.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIRA, Rejane Maria de Araújo.
Keywords: Educação infantil;Prática docente;Aprendizagem infantil;Professor de educação infantil;child education;Teaching practice;Child learning;Kindergarten teacher
Issue Date: 25-Apr-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ALBUQUERQUE, Orielma de Souza. Saberes e práticas docentes para atuação infantil. 2017. 48f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: Neste estudo buscou-se compreender como está sendo organizada a prática docente na construção da aprendizagem infantil, além dos saberes dos professores na Educação Infantil e o entendimento do professor sobre a educação a partir das primeiras etapas da vida. O interesse em estudar a temática surgiu da intenção de compreender melhor a relação entre os saberes e as práticas pedagógicas na Educação Infantil, com o intuito de refletir sobre o papel da teoria na prática do professor. O lócus de investigação foi uma Creche Pré-Escola localizada no Município de Cajazeiras-PB. O estudo foi desenvolvido a partir de uma pesquisa bibliográfica, em que foram revisados os conceitos teóricos, a legislação e as ideias relativas à temática abordada, bem como de uma pesquisa de campo numa abordagem qualitativa, buscando responder aos objetivos propostos.Como instrumento de coleta de dados utilizou-se um questionário constituído de questões abertas, aplicado a cinco professoras sujeitos do estudo, pertencentes ao quadro da Secretaria de Educação desse Município, que se propuseram a colaborar com a realização da pesquisa. Em relação aos resultados obtidos, constatou-se que a Educação infantil merece um olhar diferenciado, visto que a criança hoje deve ter todas as suas dimensões respeitadas, o que exige do professor uma postura consciente na atuação, considerando os fundamentos que norteiam suas ações e a concepção de criança enquanto cidadão de direitos, o que requer politicas de atendimento eficazes, mas também professore qualificados e comprometidos com a aprendizagem nesta etapa da Educação Básica.
Abstract: This study aimed to understand how the teaching practice is being organized in the construction of children's learning, in addition to the knowledge of teachers in Childhood Education and the teacher's understanding of education from the earliest stages of life. The interest in studying the theme arose from the intention to better understand the relationship between knowledge and pedagogical practices in Early Childhood Education, in order to reflect on the role of theory in teacher practice. The research site was the Creche Pré-Escola (Primary School), located in the city of Cajazeiras-PB. The study was developed from a bibliographical research, in which the theoretical concepts, the legislation and the ideas related to the subject matter were reviewed, as well as a field research in a qualitative approach, seeking to respond to the proposed objectives. As a data collection instrument, a questionnaire composed of open questions was used, applied to five female teachers, subjects of the study, who belonged to the Education Board Office of this municipality, who proposed to collaborate with the research. In relation to the results obtained, it was verified that the education of children deserves a different look, since the child of today must have all its dimensions respected, which requires from the teacher a conscious attitude in the action, considering the fundamentals that guide their actions and the conception of a child as a citizen of rights, which requires effective policies of care, but also qualified teachers committed to learning at this stage of Basic Education.
Keywords: Educação infantil
Prática docente
Aprendizagem infantil
Professor de educação infantil
child education
Teaching practice
Child learning
Kindergarten teacher
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4460
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORIELMA DE SOUZA ALBUQUERQUE. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfOrielma de Souza Albuquerque. Monografia Pedagogia. CFP 2017.381.16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.