Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4462
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDALVES, J. M. L.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2663041951764013pt_BR
dc.contributor.advisor1JOCA, Alexandre Martins.-
dc.contributor.advisor1IDJOCA, Alexandre Martins.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1522820813285364pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA, Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.referee2FERNANDES, Dorgival Gonçalves.-
dc.description.resumoO estudo tem como objetivo investigar as metodologias utilizadas por professores da educação infantil para trabalhar as relações ético-raciais na escola. Além de uma análise dos documentos institucionais no intuito de observar como estão inseridas as questões ético-raciais na escola, busco compreender a percepção dos professores da educação infantil sobre as questões ético-raciais no espaço escolar. O lócus escolhido para investigação foi uma escola de educação infantil e ensino fundamental I da cidade de Pombal-PB no sertão Paraibano. O estudo consiste em uma pesquisa qualitativa por meio da realização de entrevista semiestruturada com três professoras da educação infantil. O estudo revelou que para que haja uma efetiva implementação da lei 10.639\03 faz-se necessário ainda esclarecimentos a seu respeito, mais conhecimento, intensão e interesse dos educadores para transmissão das questões étnico-raciais na educação, uma vez que este saber sobre as nossas culturas e respeito à diversidade deve iniciar desde cedo nos pequenos para formação de uma sociedade preparada para diversidade. Além de, após todos os esclarecimentos e conhecimentos adquiridos pelos professores, faz-se necessário uma revisão em suas metodologias, procurando direcioná-las para estas questões da etnia, raça, respeito, gênero, entre outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleAbordagens metodológicas de professoras da educação infantil sobre questões africanas e afro-brasileira (Lei 10.639/03).pt_BR
dc.date.issued2017-09-04-
dc.description.abstractThe study aims to investigate the methodologies used by pre-school teachers to work ethical-racial relations in school. Besides an analysis of the institutional documents in order to observe how the ethical-racial issues are inserted in the school, I try to understand the perception of the teachers of the children's education on the ethical-racial issues in the school space. The locus chosen for research was a kindergarten and elementary school I in the city of Pombal-PB in the Paraíba hinterland. The study consists of a qualitative research through the realization of a semistructured interview with three teachers of early childhood education. The study revealed that in order to have an effective implementation of the law 10,639 \ 0 it is necessary to clarify more about it, more knowledge, intension and interest of educators in the transmission of ethnic-racial issues in education, since this knowledge about the Our cultures and respect for diversity must begin at an early age in the small for the formation of a society prepared for diversity. Besides, after all the clarifications and knowledge acquired by the teachers, it is necessary to revise their methodologies, seeking to direct them to these questions of ethnicity, race, respect, gender, among others.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4462-
dc.date.accessioned2019-06-19T20:24:52Z-
dc.date.available2019-06-19-
dc.date.available2019-06-19T20:24:52Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectRelações étnico-raciaispt_BR
dc.subjectMetodologiaspt_BR
dc.subjectchild educationpt_BR
dc.subjectEthnic-racial relationspt_BR
dc.subjectMethodologiespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorALVES, Jesika Maria Lacerda.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeMethodological approaches of pre-school teachers on African and Afro-Brazilian issues (Law 10.639/03).pt_BR
dc.identifier.citationALVES, Jesika Maria Lacerda. Abordagens metodológicas de professoras da educação infantil sobre questões africanas e afro-brasileira (Lei 10.639/03). 2017. 55f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JESIKA MARIA LACERDA ALVES. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfJesika Maria Lacerda Alves. Monografia Pedagogia. CFP 2017.1.35 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.