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dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3633079098682750pt_BR
dc.contributor.advisor1SILVA, Edilson Leite da.-
dc.contributor.advisor1IDSILVA, Edilson Leite da.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1381000357023652pt_BR
dc.contributor.referee1BATISTA , Maria Thais de Oliveira.-
dc.contributor.referee2CORRÊA , Adriana Moreira de Souza.-
dc.description.resumoOs jogos digitais educativos são ferramentas as quais podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem nas escolas e auxiliar no desenvolvimento de crianças e jovens. Os jogos podem ser encontrados em computadores, celulares, tablets e aplicativos. No processo de formação os jogos digitais fazem parte das novas tecnologias que estão presentes na realidade do ser humano no século atual. Esta pesquisa tem como objetivo geral verificar a relação dos professores do ensino fundamental de escolas públicas, da cidade de Cachoeira dos Índios com o uso dos jogos digitais nas suas aulas, utilizando dos seguintes procedimentos metodologicos: quanto a natureza é aplicada; quanto aos objetivos se utiliza das formas descritiva e explicativa, para através destes fazer as análises dos resultados levantados, quanto ao ponto de vista dos procedimentos técnicos que são utilizados nesta pesquisa a forma bibliográfica e o estudo de campo e por último, na busca pelos objetivos propostos nesta pesquisa, faz-se a opção pelas abordagens qualitativa e quantitativa, na qual há necessidade tanto de quantificar, bem como justificar as opiniões e respostas levantadas. Os resultados obtidos trouxeram significativas respostas às dúvidas e às questões aqui levantadas, por meio dos resultados e das análises é possível perceber como se dá a relação dos professores do Fundamental com os jogos digitais e qual a relação entre eles foram ainda apontandos os desafios que estes enfrentam. Assim, uma das contribuições deste trabalho é proporcionar conhecimento da prática com essa ferramenta digital no auxílio do processo de ensino e aprendizagem. Nos resultados é apontada a importância que os docentes dão a prática das ferramentas digitais no processo de ensino e o reconhecimento do jogo como forte auxílio no desenvolvimento cognitivo, afetivo, motor e outros.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Formação de Professores - CFPpt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqEducação.pt_BR
dc.titleOs jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na educação fundamental na cidade de Cachoeira dos Índios.pt_BR
dc.date.issued2017-08-29-
dc.description.abstractDigital educational games are tools that can be used in the teaching and learning process at schools and can help in the development of children and young people. Games can be found on computers, smartphones, tablets, and applications. In the formation process, digital games are part of the new technologies that are present in the human reality in the current century. The present research has as general objective to verify the relation of the primary school teachers of public schools in the Cachoeira dos Índios city with the use of digital games in their classes, using the following methodological procedures: about nature of this research is applied, about the objectives, it uses descriptive and explanatory ways, with the purpose of doing the analysis of the results obtained, there is still the point of view, already in relation to the technical procedures that are used in this research the bibliographical form and the field study and, finally, in seeking of the objectives proposed in this research, we opt for the qualitative and quantitative approaches, in which there is a need both to quantify and to justify the opinions and answers obtained. The results obtained brought significant answers to the doubts and questions raised in this study, through the results and analyzes it is possible to perceive as it happen the relation between the Fundamental teachers with the digital games, the relation between them and pointing out the challenges they face. Thus, one of the contributions of this work is to provide knowledge of the practice with this tool, in aid of the teaching and learning process. In the results are pointed out the importance that teachers give the practice of digital tools in the teaching process, as well as the recognition of games as a strong assistance in cognitive, affective, motor and other development.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4463-
dc.date.accessioned2019-06-19T20:39:02Z-
dc.date.available2019-06-19-
dc.date.available2019-06-19T20:39:02Z-
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.subjectJogos digitais educativospt_BR
dc.subjectNovas tecnologiaspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectEducational digital gamespt_BR
dc.subjectNew technologiespt_BR
dc.subjectElementary Schoolpt_BR
dc.subjectTeaching and learningpt_BR
dc.subjectEducational digital gamespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorAMORIM, Nátylla de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.title.alternativeDigital games in the process of teaching and learning in fundamental education in the city of Cachoeira dos Índios.pt_BR
dc.identifier.citationAMORIM, Nátylla de Oliveira. Os jogos digitais no processo de ensino e aprendizagem na educação fundamental na cidade de Cachoeira dos Índios. 2017. 56 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.pt_BR
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