Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creator.IDSILVA, R. O.pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6050107878161134pt_BR
dc.contributor.advisor1QUEIROGA, Maria do Socorro Nóbrega.-
dc.contributor.advisor1IDQUEIROGA, Maria do Socorro Nóbregapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1050157136344019pt_BR
dc.contributor.referee1OLIVEIRA, Iranilson Buriti.-
dc.contributor.referee2ARAÚJO, Patrícia Cristina de Aragão.-
dc.description.resumoO estudo da cultura escolar enquanto campo de saber da História da Educação, constituiuse em um campo fértil para o conhecimento da história das instituições escolares. Este campo de saber proporciona o estudo de aspectos singulares do cotidiano escolar, tendo em vista que cada instituição é única, existindo uma multiplicidade de tramas a serem exploradas. Nesse aspecto, esse trabalho tem como objetivo principal a historicização da cultura escolar do Colégio Nossa Senhora do Rosário, no período de 1955-1965,buscando refletir sobre as estratégias de controle do poder disciplinar e as táticas de resistência das ex-alunas, práticas que revelam relações de força, a partir de uma microfísica do poder no sistema pedagógico da instituição. Nesse estudo, se fez necessário como objetivos específicos : a análise da arquitetura escolar enquanto um programa pedagógico de produção disciplinar; problematizar as práticas pedagógicas através dos enunciados das ex-alunas; e refletir acerca das burlas que ofereciam resistência as estratégias de controle na instituição. Para tanto, utilizou-se como referenciais teóricos principais, os trabalhos de Foucault (2013; 2014), Certeau (1994), Escolano e Frago (1998), Buffa (2002). Desse modo, o estudo da cultura escolar de uma instituição confessional na metade do século XX , no interior paraibano, permitiu a problematização do processo disciplinatório enquanto estratégia de escolarização cristã, entendendo o papel dos atores sociais enquanto protagonistas da história através de suas memórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCentro de Humanidades - CHpt_BR
dc.publisher.programPÓS-GRADUAÇÃO EM HISTÓRIApt_BR
dc.publisher.initialsUFCGpt_BR
dc.subject.cnpqHistóriapt_BR
dc.subject.cnpqHistória da Educaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.titleCultura escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965).pt_BR
dc.date.issued2016-
dc.description.abstractThe study of the school culture as a field of knowledge of History of Education, was in a fertile field for the knowledge of the history of school institutions. This field of knowledge provides the study of the unique aspects of daily school life, considering that each institution is unique and there is a multiplicity of plots to be explored. In this respect, this work has the main objective of the historicizing school culture School Nossa Senhora do Rosário, in the period 1955-1965, attempt to think about the control strategies of disciplinary power and resistance tactics alumnae, practices reveal power relations, from the microphysics of power in the educational system of the institution. In this study, it was necessary as specific objectives: the analysis of the architecture school as an educational program of disciplinary production; problematize the pedagogical practices through the statements of former students; and reflect on the scams that offered resistance control strategies in the institution. Therefore, it was used as the main theoretical framework, Foucault's works (2013, 2014), Certeau (1994), Escolano and Frago (1998) Buffa (2002). Thus, the study of school culture of a confessional institution in the mid twentieth century, in Paraiba interior, allowed the questioning of control process as Christian education strategy, understanding the role of social actors as protagonists of the story through his memories.pt_BR
dc.identifier.urihttp://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446-
dc.date.accessioned2018-04-21T00:28:52Z-
dc.date.available2018-04-20-
dc.date.available2018-04-21T00:28:52Z-
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação Confessionalpt_BR
dc.subjectCultura Escolarpt_BR
dc.subjectColégio Nossa Senhora do Rosário - Alagoa Grande - PBpor
dc.subjectMicrofísica do Poder - educaçãopor
dc.subjectAnálise da Arquitetura Escolarpor
dc.subjectEscola Confessionalpor
dc.subjectProcesso Disciplinatóriopor
dc.subjectEscolarização Cristãpor
dc.subjectEducação Paraibanapor
dc.subjectEducacional Historyeng
dc.subjectConfessional Schooleng
dc.subjectSchool Cultureeng
dc.subjectEscuela Confesionalesp
dc.subjectÉcole Confessionnellefre
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.creatorSILVA, Robson de Oliveira.-
dc.publisherUniversidade Federal de Campina Grandept_BR
dc.languageporpt_BR
dc.description.sponsorshipCapespt_BR
dc.identifier.citationSILVA, Robson de Oliveira. Cultura Escolar no Colégio Nossa Senhora do Rosário em Alagoa Grande-PB (1955-1965). 2016. 114 f. Dissertação (Mestrado em História) – Programa de Pós-Graduação em História, Centro de Humanidades, Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil, 2016. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/446pt_BR
Appears in Collections:Mestrado em História - PPGH UFCG

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ROBSON DE OLIVEIRA SILVA – DISSERTAÇÃO (PPGH) 2016.pdfRobson de Oliveira Silva - Dissertação PPGH CH 20163.21 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.