Please use this identifier to cite or link to this item: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475
Title: Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda.
Other Titles: Partnership between family and school in the education and inclusion of the deaf child.
???metadata.dc.creator???: ARAÚJO, Edilma da Silva.
???metadata.dc.contributor.advisor1???: CORRÊA, Adriana Moreira de Souza.
???metadata.dc.contributor.referee1???: CEZÁRIO, Danilo de Sousa.
???metadata.dc.contributor.referee2???: LIMA JÚNIOR, Geraldo Venceslau de.
Keywords: Educação de surdo;Criança surda- formação;Relação família - escola;Educação infantil;Educação inclusiva;Education of deaf;Deaf child- training;Family - school relationship;child education;inclusive education
Issue Date: 6-Sep-2017
Publisher: Universidade Federal de Campina Grande
Citation: ARAÚJO, Edilma da Silva. Parceria entre família e escola na educação e inclusão da criança surda. 2017. 47 f. Monografia (Licenciatura em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal de Campina Grande, Cajazeiras, Paraíba, Brasil, 2017.
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho tem por finalidade discutir sobre a importância da família e da escola na educação e inclusão da criança surda, apresentando os desafios enfrentados por estes grupos para a formação da criança surda. Considerando que a maioria das crianças surdas nasce em lares de pais ouvintes, que desconhecem a Língua Brasileira de Sinais, as interações na escola inclusiva e na família tornam-se fundamentais para o desenvolvimento linguístico da criança. Sendo assim, o objetivo geral deste trabalho é investigar e refletir sobre a relação traçada entre a família e a escola para promover inclusão da criança surda. Como objetivos específicos, delimitamos: conhecer a relação entre linguagem e aprendizado na família; identificar as estratégias e recursos utilizados pela escola regular para favorecer o aprendizado bilíngue do surdo; reconhecer os benefícios do trabalho, em parceria, realizado por estes grupos sociais. A partir destas inquietações, buscamos na literatura trabalhos que abordassem a temática, portanto, a pesquisa tem uma abordagem qualitativa e a coleta de informações baseou-se na pesquisa bibliográfica na qual utilizaremos como base teórica, as pesquisas de autores, tais como: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho, entre outros, para fundamentar a referente pesquisa. Como principais resultados, constatamos a relevância da parceria entre a família e a escola, sendo primordial o desenvolvimento das crianças surdas para expandir um ambiente linguístico de aprendizado e de superação das dificuldades que se impõem na vida escolar e social.
Abstract: The present work has the purpose discuss about importance of family and of the school in the inclusion and education of the deaf child, showing the challenges faced by these groups for the deaf child's formation. Whereas most of the deaf children are born in homes of hearing parents, which unaware the Brazilian Language Signs, the interactions in inclusive schools and in the family become essential to linguistic development of the child. Therefore, the general goals this research is to investigate and reflect about, the established relation between the family and the school to promote the inclusion of deaf child. As the specific objectives, we delimited: to know the relation between language and learning in the family; identify the strategies and resources used by regular school to promote the bilingual learning of the deaf; recognize the benefices of the work, in partnership, held by these social groups. From these concerns, we seek, in the literature, works that approached the theme, therefore, the research have a qualitative approach and the information gathering was based on bibliography research in which we will use as theorical basis, the authors‟ researches, such as: Franco, Biroli, Bettinardi, Barbosa, Brasil, Strobel, Lacerda, Damásio, Fonseca, Botelho among others, to substantiate the referring survey. As the main results, we verified the relevance of the partnership between the family and the school, and this primordial to the deaf children's development to expand a linguistic atmosphere of learning and of overcoming of the difficulties that are imposed in the school and social life.
Keywords: Educação de surdo
Criança surda- formação
Relação família - escola
Educação infantil
Educação inclusiva
Education of deaf
Deaf child- training
Family - school relationship
child education
inclusive education
???metadata.dc.subject.cnpq???: Educação.
URI: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/4475
Appears in Collections:Curso de Licenciatura em Pedagogia - CFP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EDILMA DA SILVA ARAÚJO. MONOGRAFIA PEDAGOGIA. CFP 2017.pdfEdilma da Silva Araújo. Monografia Pedagogia. CFP 2017.366.87 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.